Vereador propõe lei para proibir carroças em Ourinhos

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O sofrimento dos cavalos e demais animais que puxam carroça em Ourinhos pode estar com os dias contados. É o que propõe o vereador Abel Fiel (PSD), autor do Projeto de Lei 25/2020, o qual prevê a proibição da utilização de veículos movidos a tração animal no perímetro urbano do Município.

Protetores de animais afirmam que a exploração de equinos e muares, especialmente para o transporte de cargas, é um dos principais motivos de maus tratos destes animais. Segundo eles, grande parte é negligenciada, raros são aqueles que recebem atendimento veterinário quando ficam doentes e tem um abrigo para viver, sofrendo ao relento, sujeitos ao frio, sol e chuva.

"O ato de colocar o animal para puxar uma carroça já é uma crueldade. A humanidade evoluiu, hoje há outras formas de transportar cargas. Não precisamos explorar um animal para isso. Eles sentem dor, ficam exaustos e adoecem por conta disso. Este sofrimento deles precisa acabar. Pergunte aos carroceiros quais os veterinários que atendem seus animais quando ficam doentes. Pergunte aos carroceiros o que fazem faz com seus animais quando ficam velhos e não aguentam mais puxar as carroças. Tenho certeza que uma pessoa que tem o mínimo de compaixão não vai gostar da maioria das respostas", destacou uma das protetoras de animais ouvidas pela nossa reportagem.

O projeto de Lei tramita nas comissões do Legislativo ourinhense e deverá ser colocado em votação.