AMEs de Ourinhos e Assis promovem campanha para diminuir faltas de pacientes


Em 2018 foram mais de 30 mil faltas. Quando o paciente falta, ele atrasa o seu diagnóstico e ainda impacta no atendimento de outras pessoas.

Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento, os Ambulatórios Médicos de Especialidades de Assis e Ourinhos, gerenciados pela Santa Casa de Assis, promovem neste mês algumas ações para destacar a Campanha ‘Não Falte! Sua Falta Faz falta’, que visa sensibilizar pacientes sobre a importância de comparecer em consultas e exames agendados.

Pode até parecer estranho falar em falta de paciente, quando tantos buscam por vagas de atendimento na rede de saúde e para comprovar e informar a dimensão deste problema, uma das ações desta Campanha é a afixação de um placar com a quantidade de ausências registradas na semana e no mês anterior nas recepções dos Ambulatórios. Segundo a gerência dos AMEs, os números impressionam e alertam para a corresponsabilidade do paciente no processo de atendimento. Juntos nos dois AMEs foram registradas em 2018 30.301 faltas de pacientes, 11% do número total de atendimentos no ano. E neste ano, somente entre os meses de janeiro e abril já foram 9.801 faltas em exames, consultas e procedimento, 12% do total de atendimentos do período.

“Esta é uma Campanha de iniciativa da Comissão de Humanização dos AMEs, que busca oferecer melhores condições de atendimento para todos, visto que a ausência prejudica quem falta, quem está esperando por atendimento e até a equipe que se dedica todos os dias para atender esses pacientes. Nesta Campanha precisamos do apoio da comunidade, na compreensão da importância do comparecimento nos atendimentos agendados, como também no compartilhamento da informação da Campanha com vizinhos, parentes e amigos. Com a participação de todos e sem faltas, o tempo de espera de pacientes diminui e esse é o nosso objetivo principal,” afirmou a gerente administrativa do Ambulatório Andreia Camargo Souza.

Nos AMEs, os pacientes são avisados por telefone 7 dias antes da data da consulta ou exame e, durante a ligação, eles tem a oportunidade de informar se poderão ou não comparecer. No caso de alguma eventualidade, eles ainda podem avisar por telefone, email ou mensagem inbox nas páginas dos Ambulatórios no facebook, sendo necessário apenas informar o nome completo do paciente que irá faltar, a data de nascimento e a data/ hora da consulta ou exame agendado, porém este aviso de falta deve acontecer pelo menos 48 horas antes para que o AME possa agendar outro paciente para ser atendido no lugar.

AMEs

Os AMEs são unidades ambulatoriais de alta resolutividade da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, que oferecem consultas com especialistas, exames e, em algumas unidades, pequenas cirurgias em um só local.

Os AMEs Assis e Ourinhos foram inaugurados em junho de 2013, e são gerenciados pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Assis, com o acompanhamento do Departamento Regional de Saúde - DRS IX Marília.

O AME Assis é referência para 12 municípios em 19 especialidades médicas (Acupuntura, Vascular, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Radiologia, Urologia, Anestesiologia, Infectologia, Mastologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral) e cinco não médicas (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição). Já o AME Ourinhos é referência para 13 Municípios em 21 especialidades médicas (Acupuntura, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia) e 8 não médicas (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional).

Para mais informações sobre os ambulatórios, acesse www.saude.sp.gov.br.
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711
saudespimprensa@gmail.com
portaldenoticias.saude.sp.gov.br
facebook.com/spsaude
twitter.com/saudespimprensa
youtube.com/spsaude
soundcloud.com/spsaude