Ações de cidadania e empregabilidade movimentam CR de Ourinhos


Entre os dias 27 a 31/05 foi realizada no Centro de Ressocialização de Ourinhos a 4ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade. A Jornada oferece aos reeducandos uma série de serviços e ações que visam contribuir com a execução da pena, bem como auxiliar na retomada da vida em sociedade ao final do cumprimento da pena imposta. Dentre essas ações, foram oferecidos nesse período, 23 (vinte e três) palestras com temas voltados ao empreendedorismo, profissionalização, preparação de currículos, autoestima, motivação, comportamento e saúde, procurando de alguma forma, contribuir para a valoração humana desses indivíduos.

Durante o evento foram confeccionados 36 Registros Gerais (RG), 16 Carteiras de Trabalho e Previdência Social, 19 atendimentos jurídicos, feitos 129 exames de acuidade visual, 129 teste de glicemia/diabetes, além de aferição de pressão arterial e cálculo do índice de massa corporal em todos os reeducandos.

Tudo isso é possível ser realizado em virtude dos parceiros que não mediram esforços para auxiliar esta Unidade, como a FUNAP (Fundação Manoel Pedro Pimentel), Ordem dos Advogados do Brasil, ETEC Jacinto Ferreira de Sá, Faculdades Integradas de Ourinhos, Faculdade Estácio de Sá, Grupo Amor Exigente, Central de Atendimento ao Egresso e Família, SENAI de Ourinhos, SEBRAE de Ourinhos, IIRGD – Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, Secretaria de Estado da Educação, Receita Federal, Vara de Execuções Criminais de Ourinhos, DEECRIM Bauru, Ministério Público do Estado de São Paulo, 31º Batalhão de Polícia Militar de Ourinhos, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, SERT – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Prefeitura Municipal de Ourinhos e suas secretarias, Câmara Municipal de Ourinhos, Ótica Nacional, Psicóloga Aline Reis do Espaço “Vila Ser”, Tec Bit Informática, Entidades Religiosas, além de profissionais liberais.

Durante e cerimônia de abertura, realizada no dia 28/05, destacamos a presença de Clara Pocay, 1ª Dama e Presidente do Fundo Social; Dra. Raquel Grellet Pereira Bernardi, Juíza da Vara de Execuções Criminais de Ourinhos; Mauricio Azevedo Ferreira, Promotor de Justiça; Dr. Fernando Rodolfo Mercês Moris, Defensor Público; João Piauí de Oliveira, gerente regional da FUNAP; Maria Cristina Beneveni, representante OAB Ourinhos e Maria Isabel Gimenez, Técnica responsável pela CAEF Ourinhos.

Estiveram presentes também Éder Mota, Chefe de Gabinete Municipal, Vereadora Raquel Spada, Diretores de Unidades Prisionais da Região, Diretores de Escolas Estaduais e Técnicas, Representantes da Pastoral Carcerária e da Igreja Universal do Reino de Deus, além de empresários e colaboradores. “A semana da Jornada e Cidadania vem se mostrando cada vez mais proveitosa, pois através da mesma, além do mutirão de serviços de preparação do indivíduo preso para o retorno à sociedade e mercado de trabalho, vem sendo um mecanismo muito eficaz no estabelecimento de novas parcerias e para a conscientização da comunidade sobre os trabalhos realizados dentro do CR e sobre a ressocialização em si.” São as palavras da Diretora, Adriana Puglerino.