TRE faz novo plantão da biometria em 11 de maio


Os cartórios eleitorais das 107 cidades que já concluíram a biometria não vão abrir

No próximo sábado (11), os cartórios da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo funcionarão em regime de plantão, com atendimento das 8h às 13h. O eleitor deve fazer agendamento na internet, para maior conforto.

A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais e, assim, incrementar o número de pessoas com dados biométricos coletados.

O plantão só não ocorrerá nas 107 cidades em que o cadastramento da biometria já foi concluído. Por sua vez, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais seguirão o seu funcionamento normal, com horários distintos a depender do local.

Entre os participantes da ação, estão os 478 municípios em fase de biometria obrigatória. Estes reúnem quase 11,8 milhões de eleitores, dos quais somente 5,4 milhões (45,3%) realizaram o cadastramento das impressões digitais. Nessas cidades, o cidadão que não comparecer até o final do prazo estabelecido terá o título eleitoral cancelado. As datas de término variam entre agosto e dezembro deste ano.

Nas outras localidades em que haverá plantão, embora a biometria ainda não seja obrigatória, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório ou posto atendimento, no intuito de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos aproximadamente.

O Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, com 33,3 milhões de eleitores. Desses, 16,4 milhões (49,3%) participaram do cadastramento biométrico até agora. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a identificação de todo o eleitorado brasileiro já a partir das Eleições Gerais de 2022.

Plantão anterior

Neste ano, o primeiro sábado de plantão da biometria foi em 13 de abril e teve sucesso: realizaram-se 29.540 atendimentos em todo o Estado, índice cerca de 30% superior à média de comparecimento diário.

Plantão da biometria em Ourinhos

Cartório Eleitoral de Ourinhos estará aberto neste sábado 11/05, das 08:00 às 13:00 horas.
Endereço: Avenida Antonio de Almeida Leite, nº 580, Jd. Paulista. Tel: (14) 3324-9959.

Documentação necessária: Documento Oficial de Identificação (RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, etc); CPF e Comprovante de Endereço atual em nome do próprio eleitor (conta de água, luz, telefone, TV a Cabo,  etc.,).
Observação: O AGENDAMENTO É OPCIONAL, pelo site: www.tre-sp.jus.br
ATENDEMOS TAMBÉM SEM AGENDAMENTO.