Santa Casa promove palestra com colaboradores para reforçar as práticas de segurança dos pacientes


A Santa Casa de Ourinhos promoveu no dia 1º de abril uma palestra para enfermeiros e técnicos de enfermagem com o objetivo de reforçar junto aos colaboradores as práticas de segurança dos pacientes que são internados no hospital.

A palestra foi em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, celebrado em 1º de abril. A data objetiva conscientizar profissionais de saúde da necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país.

A gerente de enfermagem da Santa Casa de Ourinhos, Daniela Souza, foi responsável pela palestra, que aconteceu no auditório do hospital. Além de abordar um pouco sobre a história do Dia Nacional da Segurança do Paciente, ela também apresentou números de uma auditoria que está sendo realizada sobre o assunto e ainda reforçou com os colaboradores sobre as metas internacionais de segurança, como Identificação Correta dos Pacientes, Comunicação Efetiva, Melhorar a Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância, Cirurgia Segura, Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e Prevenção de danos decorrentes de quedas.

Daniela Souza avaliou de forma positiva a palestra e o envolvimento dos colaboradores da Santa Casa com o tema debatido. “Gostaria de agradecer a participação dos nossos colaboradores nessa palestra e dizer que a Santa Casa tem trabalhado para uma mudança da cultura na questão da segurança do paciente. Dentro do hospital temos focado esse trabalho na conscientização do paciente, dos nossos colaboradores porque um paciente seguro é a melhor condição que podemos dar para a sua saúde”.