Com nova estrutura, Centro Cirúrgico da Santa Casa amplia o número de cirurgias


O novo Centro Cirúrgico da Santa Casa de Ourinhos foi inaugurado no final de 2016 e em pouco mais de dois anos, com uma nova estrutura, tem alcançado a meta de aumentar o número de cirurgias.

Dados do setor mostram que o número de cirurgias realizadas tem aumentado ano a ano. Em 2015 e 2016, por exemplo, foram feitos 4.665 mil e 6.109 mil procedimentos respectivamente. Em 2017, já com a nova a estrutura, esse número saltou para 8.143 mil cirurgias. No ano passado, a quantidade de procedimentos chegou a 9.022 mil.

Entre as especialidades incluídas nesse balanço estão as cirurgias de Bucomaxilofacial, Urologia, Mastologia, Plástica, Ginecológica e Obstétrica, Ortopédica, Vascular, Cabeça e Pescoço, Otorrino e Cirurgia Geral e  Neopediatrica.

Uma informação relevante é com relação a algumas especialidades específicas. Na área de Neurologia, por exemplo, entre 1º de fevereiro de 2017 a 1º do março de 2018 foram realizadas 159 procedimentos. No mesmo período de 2018 para 2019 esse total subiu 219.

Já a Ortopedia também traz um número interessante na comparação entre o ano passado e este ano, com a quantidade de procedimentos saltando de 1.061 para 1122.

Os dados informam ainda a quantidade de cirurgias eletivas feitas por meio do Sistema Único de Saúde nos últimos quatro anos: um total de 1.023.

Alcançar essa meta de ampliar o número de cirurgias e proporcionar resultados que refletem diretamente na saúde do paciente é graças ao investimento realizado pela Santa Casa de Ourinhos com o objetivo de ampliar a estrutura do Centro Cirúrgico.

Até meados de 2016, o Centro Cirúrgico tinha uma estrutura que impossibilitava a Santa Casa de Ourinhos oferecer um atendimento melhor ao paciente. O setor contava com apenas quatro salas. Já o novo Centro Cirúrgico possui um total de seis salas, sendo três de porte grande, duas de pequeno porte e uma de apoio. Essa nova estrutura também contribuiu para ampliar a oferta de procedimentos que são realizados.

Além disso, o Centro Cirúrgico conta com uma equipe com cerca de 50 profissionais altamente capacitados e ainda equipamentos de ponta que permitiram o aumento e a melhora na qualidade do serviço prestado. Entre as aquisições estão os focos com LED, intensificador de imagem, torre de vídeo com câmera que permite fazer cirurgia com transmissão, além dos aparelhos de anestesia com um padrão de alta qualidade.

A gerente administrativa do Centro Cirúrgico, Pâmela Cristina Pereira Vieira da Silva destacou que esse resultado é motivo de satisfação para toda equipe, que tem uma atuação focada na prestação de um atendimento de excelência aos pacientes. “Temos muito orgulho da nossa estrutura e da equipe. Acreditamos que estes números são apenas o começo de um trabalho que com certeza terá um resultado ainda mais positivo no futuro, que é poder cada vez mais ampliar esse atendimento. Nós buscamos constantemente a excelência no serviço e com toda certeza nos empenharemos ao máximo para alcança-la”.