Serviço de Terapia Renal promoverá evento em comemoração ao Dia do Rim


Serviço de Terapia Renal promoverá evento em comemoração ao Dia do Rim

O Dia Mundial do Rim será comemorado no dia 14 de março e o Serviço de Terapia Renal da Santa Casa de Ourinhos preparou uma programação toda especial com a realização de diversas atividades. O objetivo é de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença renal, que atinge uma em cada 10 pessoas no mundo.

O evento, que acontecerá na Praça Mello Peixoto, no centro de Ourinhos, a partir das 09h, integra a campanha “Saúde dos Rins para todos” da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Estão previstas inúmeras atividades como triagem para os testes e exames de pressão arterial, glicemia capilar, IMC, teste rápido de urina, acuidade visual, além de orientações de profissionais das áreas de Nefrologia, psicologia, Nutricionista e Podólogo. 

Este ano, o Dia Mundial do Rim se propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais.

O tema “saúde do rim para todos, em qualquer lugar”, propõe uma cobertura universal de saúde para prevenção e tratamento precoce da doença renal.

O objetivo final desta política é o de promover a saúde da população, garantindo o acesso universal, sustentável e equitativo provendo os cuidados essenciais, e de alta qualidade na saúde, e permitindo a acessibilidade à informação e tratamento da doença renal nos diferentes grupos socioeconômicos.

Estima-se que haja atualmente no mundo 850 MILHÕES DE PESSOAS com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

Além do Serviço de Terapia Renal, apoiam o evento do Dia Mundial do Rim, a Prefeitura de Ourinhos, Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa de Ourinhos e Sociedade Brasileira de Nefrologia.