Caia na folia sem se esquecer de cuidar da saúde


Especialista do Senac Marília dá cinco dicas para aproveitar o Carnaval e voltar bem-disposto

O Carnaval é um período propício para quem quer cair na folia e se divertir entre amigos e família. Mas, antes de vestir o abadá e sair por aí para curtir a festa, é preciso tomar alguns cuidados essenciais para a saúde do corpo e, assim, aproveitar bem os quatro dias de folia.

De acordo com Alessandra Berlanga, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Marília, os riscos mais comuns e que merecem atenção especial das pessoas são as dores musculares, a diminuição da mobilidade, além das altas temperaturas, que podem provocar os inchaços dos pés. “Existem diversas variações de técnicas que se adaptam às necessidades de cada folião, que podem aliviar o stress e a tensão, além de diminuir as dores musculares, melhorar a circulação sanguínea e a flexibilidade.”

Para Alessandra, a massagem é uma forte aliada da saúde. “Atualmente, as que mais se destacam são a drenagem linfática e as técnicas da medicina chinesa, como a reflexologia podal, e auriculoterapia, que trata de sintomas do corpo através de canais ou pontos energéticos tanto nos pés quanto na orelha.”

A especialista do Senac explica que ambas as técnicas agem no corpo da pessoa para equilibrar a sua energia e levar ao bem-estar. Segundo ela, isso não ocorre apenas pelo excesso de tempo em que uma pessoa fica em pé, mas também por questões circulatórias e endócrinas. “Por isso, é sempre importante consultar um especialista para verificar a causa do edema.”

Outra orientação importante de Alessandra é com relação à automassagem, técnica conhecida também por doin, e que o próprio folião pode realizar em determinados pontos do seu corpo, favorecendo uma sensação de relaxamento e aliviando dores musculares e edemas. “Em determinadas situações, caso as dores musculares ou se os edemas persistirem, o ideal é procurar um médico especialista para investigar as possíveis causas.”

Para ajudar quem está ansioso pelo Carnaval, a docente dá cinco dicas, inclusive de massagens, que podem ajudar o folião a voltar bem-disposto:

1 - Hidrate-se!
Primeiramente, é importante respeitar os limites do corpo. A perda de água é resultado do calor e da atividade física. Por isso, a docente aconselha a beber, pelo menos, dois litros de água por dia e consumir frutas que contêm água na composição. E claro, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e alimentar-se bem. Outra orientação é usar roupas leves e sapatos adequados.

2 - Não esqueça de descansar
Como durante a festa, o folião exige muito da musculatura, possivelmente bem mais do que o seu corpo está acostumado, é possível que ele tenha câimbra, dores musculares e cansaço. Por isso, descanse em períodos de 20 a 30 minutos durante a folia. Esses cuidados previnem lesões musculares e o prejuízo à saúde.

3 - Pernas para cima e massagem
Caso seja um folião que já “pulou” bastante nos dias de Carnaval, as orientações para melhorar a saúde dos pés, e proporcionar um bem-estar físico geral, é o escalda pés. A técnica, feita com ervas naturais, como a camomila, a lavanda e a alecrim, alivia as dores, relaxa a musculatura e melhora a circulação. Outra recomendação é o descanso prolongado, com a elevação das pernas, por pelo menos meia hora, a fim de diminuir a dor, o cansaço e a fadiga, e melhorar a circulação sanguínea.

4 - Reestabeleça a energia e a saúde do corpo
Para aquelas pessoas que apresentam inchaço nos membros inferiores ou retenção de líquido, a massagem de relaxamento e drenagem linfática são as mais indicadas. Para evitar o edema é indicado o uso de meias elásticas de compressão e praticar exercícios, como o pilates, que favorecem  a circulação venosa e linfática.

5 - Aproveite os benefícios
A massagem proporciona uma série de benefícios quando feita corretamente, como o relaxamento, a ativação da circulação sanguínea, redução de edemas e a melhora do sistema imunológico, metabolismo e sono, além de regular o humor, diminuindo, assim, a ansiedade e aliviando dores musculares. “Por isso, fazê-la regularmente é tão importante para a saúde e bem-estar do corpo”, reforça a docente do Senac Marília. 

Formação na área
Atualmente, o Senac Marília está com inscrições abertas para 18 cursos livres e técnicos na área de saúde e bem-estar, tais como: Podologia Geriátrica; Quick Massage; Massagem com Óleos; Bambuterapia; Pedras Quentes e Pindas; e Reflexologia das Mãos e Pés. Para obter mais informações e fazer inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/marilia.

Serviço:

Local: Senac Marília
Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro – Marília/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.sp/marilia