Secretaria de Saúde cria sistema para pacientes avaliarem a UPA

As fichas de análise de satisfação contêm seis questões referentes ao serviço da UPA que devem ser avaliadas como “ótimo”, “bom”, “regular” e “ruim”. Os pacientes analisam o tempo de espera para a triagem, o tempo de espera do atendimento médico, o atendimento da recepção, o atendimento médico, o acolhimento na enfermaria e o acolhimento da assistência social. No documento também há um espaço para o paciente fazer elogios, sugestões ou reclamações.
No primeiro dia de avaliação, cerca de 20 fichas foram preenchidas. A maioria com a classificação “bom” para o atendimento prestado pela unidade em seus diversos setores. O paciente Antônio Sebastião Feliciano de Jesus foi um dos que passaram por avaliação e considerou todo o serviço positivo. “Não tenho nada para reclamar. Tomei a medicação certinha. Fui bem atendido”, disse.
Lourdes Maria daaúd Palma também preencheu o questionário e classificou o atendimento como “ótimo”, no entanto fez algumas sugestões. “Seria bom se tivesse mais leitos e mais rapidez na transferência de pacientes para a Santa Casa”, diz.
O Prefeito Lucas Pocay diz que o objetivo do sistema de avaliação é melhorar cada vez mais o atendimento oferecido pela UPA. “Queremos uma saúde cada vez mais humana, com mais resolutividade, podendo melhorar o serviço prestado para que as pessoas sejam, se Deus quiser, curadas de suas enfermidades”, fala.

A supervisora técnica da UPA, Lucineiva da Silva Gaspar, conta que todos os funcionários foram orientados a abordar os pacientes para participar da avaliação. “Esse sistema irá nos ajudar a resolver tanto problemas pontuais com uma crítica construtiva, como medir de uma forma geral a satisfação das pessoas que utilizam este serviço”, revela.