![]() |
Rua José Bonifácio. Ciclofaixa pintada. |
A obra é consonante as políticas públicas de mobilidade urbana adotadas pelas melhores cidades do mundo para se viver, as quais incentivam o deslocamento de pessoas por meios de transportes alternativos aos carros e motos. Os ciclistas ourinhenses comemoram. Já é um começo. Quem sabe com as mudanças que ainda deverão ser implantadas no trânsito de Ourinhos sejam criadas mais alternativas para quem prefere pedalar. Não custa nada sonhar.
![]() |
R. José Bonifácio |
Mobilidade urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano de uma cidade, aglomeração urbana e/ou metrópole. Assim, a mobilidade urbana adequada é obtida por meio de políticas de transporte e circulação que visam a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.
Ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas
As três opções mais conhecidas para o tráfego de ciclistas nas áreas urbanas são as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Conheça cada uma:
Ciclovia: É um espaço separado fisicamente para o tráfego de bicicletas. É o modo mais seguro, porque há um isolamento impedindo o contato com os demais veículos. Essa separação pode ser através de meio fio, grade, muretas, blocos de concreto ou outros tipos de isolamento fixo. Esse tipo de segregação é mais comumente encontrado em avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do rápido e intenso trânsito.
![]() |
Trecho da Av. Jacinto F. de Sá que receberá ciclofaixa |
Ciclorrota: É uma das mais novas opções para os ciclistas. Ela consiste num caminho que pode ou não ser sinalizado que represente uma determinada rota de melhor acesso ao destino onde o ciclista deseja ir. Não é nem uma faixa pintada no chão, nem um trecho da via separado para tal, embora parte ou toda a rota possa passar por ciclovias ou ciclofaixas.