Guarda Mirim não será fechada, garante Lucas
![]() |
Formandos da Guarda Mirim. Ano 2017. Foto: JPovo. |
Prefeito se reuniu com a diretoria e funcionários da Associação Mirim na terça-feira 26/09
Em nota publicada em seu perfil no facebook na terça-feira, 26 de setembro, o Prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay Alves da Silva, destaca que "boatos vêm sendo espalhados através de redes sociais sobre a Guarda Mirim".
Conforme nota encaminhada a imprensa Lucas reafirmou seu compromisso com AMO/SIM (Associação Mirim de Ourinhos/Serviço de Integração de Meninas).
De acordo com o Prefeito, o serviço será modernizado com a implantação de uma Zona Azul Digital, sistema que já vem sendo implantado em outras cidades, e a Prefeitura aumentará o recurso para a Associação Mirim para que mantenha todos os adolescentes que atualmente trabalham na Zona Azul, em parcerias com empresas e a própria Prefeitura.
Outro ponto importante levantado pelo Prefeito é que o emprego de jovens atuando em venda de talões de estacionamento (como a Zona Azul) já vem sendo alvo do Poder Judiciário considerando a prática ilegal em diversas cidades.
Segundo Pocay, seu objetivo é manter a Guarda Mirim funcionando de forma regular, sem problemas legais e ainda dando aos jovens o melhor treinamento para serem inseridos no mercado de trabalho.
Confira a nota na íntegra:
LUCAS POCAY ESCLARECE SOBRE A GUARDA MIRIM E A ZONA AZUL
1. Ourinhos está crescendo, e o desenvolvimento da cidade está diretamente ligada ao uso da tecnologia a favor da gestão pública. Por isso, para termos organização do trânsito e da região central é necessário o respeito às leis e a implementação de medidas modernas, como a Zona Azul Digital, que proporcionará também a melhoria nas vagas de estacionamento.
2. Mesmo com a implantação desta tecnologia na Zona Azul, o valor para estacionar não mudará, ou seja, continuará sendo R$ 1,50.
3. Conhecemos e reconhecemos o trabalho realizado pela Associação Mirim de Ourinhos, sua importância aos jovens e suas famílias, e o apoio financeiro que recebem por trabalhar na Zona Azul. Por isso, independente da implantação da Zona Azul Digital, a Prefeitura aumentará o repasse do subsídio a esta entidade, que poderá manter a bolsa aos guardas mirins.
4. Muitas pessoas questionam sobre os jovens que hoje trabalham na Zona Azul, se isso realmente ajuda na formação e qualificação para o mercado de trabalho, já que apenas ficam vendendo 'talãozinho' no sol e na chuva. Inclusive existem diversas cidades em que o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual proibiram o menor de idade trabalhar nessas condições na rua. Por isso, acreditamos que existem melhores formas e condições de ajudarmos esses jovens a se prepararem para o mercado de trabalho.
Por isso fica muito claro o nosso apoio à Associação Mirim de Ourinhos e a nossa preocupação com os nossos jovens. Trabalharemos sempre na construção de um novo futuro, mais humano, justo e desenvolvido.
Aqueles que também esperam viver uma cidade cada vez melhor, vamos juntos!