Ourinhos completa 98 anos nesta terça-feira, 13

A Catedral do Senhor Bom Jesus é um dos símbolos da cidade

Prestes a chegar ao primeiro centenário, Ourinhos completa nesta terça-feira, 13 de dezembro de 2016, 98 anos de emancipação político-administrativa. Através de um belo ensaio fotográfico, o Jornal do Povo presta uma pequena homenagem a nossa querida cidade, concebida praticamente com a chegada da linha férrea e cuja exuberância de suas terras, excelente localização geográfica e o trabalho árduo de seu povo a transformaram em polo regional.

Atualmente com pouco mais de 110 mil habitantes, Ourinhos encontra no comércio pujante sua principal atividade econômica, atraindo investimentos na área e visitantes de toda a região. O calçadão da Rua Paraná e as ruas da região central são um convite ao passeio para compras e lazer. Com lojas tradicionais, contemporâneas e também belíssimas galerias nossos comerciantes proporcionam aos consumidores produtos de qualidade, com bons preços e diferenciadas condições de pagamento.

Em Ourinhos, a educação merece destaque, a cidade possui conceituadas escolas de ensino profissionalizante como SENAI e ETEC e quatro excelentes faculdades (Fio, Estácio de Sá, Unesp e Fatec). O ensino fundamental também se destaca, nos últimos anos nossos alunos obtiveram ótimas notas nas avaliações do MEC.

Na área da saúde, a cidade possui um dos menores índices de mortalidade infantil do Estado (5,75 óbitos a cada 1 mil crianças) e além das Unidades Básicas (postos de saúde dos bairros), o município conta com equipamentos importantes para atender seus cidadãos como UPA, SAMU, AME, Santa Casa, Instituto do Coração e os Hospitais do Câncer e da Unimed.

História
Em 1906 deu-se o início do povoado com reduzido número de casas. Dois anos depois, em 1908, foi criado o Posto da Estrada de Ferro e quatro anos mais tarde transformado em estação ferroviária pertencente à Estrada de Ferro Sorocabana. A parada servia de baldeação aos passageiros que possuíam como destino o patrimônio vizinho de Ourinhos (atual Jacarezinho-PR). Em 1915 o pequeno povoado tornou-se Distrito da Paz, subordinado a Salto Grande. E finalmente em 13 de dezembro de 1918 foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual 1.618.

Agradecimentos: Maria Loca (moda feminina e masculina), Lilica e Tigor Ourinhos, Jeans Stock, Tiego Maximiano, Caramelo de Morango, Adriana Santos, Madame G plus size, Trionfare, Moto Taxi Vermelhinhos, Casa das Tintas do Jair, Allê Modas, Si Cosméticos, Prana Maya, Divino Spaço, Bella Pizza, Ravena Presentes, Izabella Decorações, Rosa Modas, Tutto Bello e Doriana Confecções.


Ensaio: Véspera dos 98
Trabalho de registro fotográfico feito pelo Jornal do Povo, o qual homenageia Ourinhos pelo seu aniversário de 98 anos de emancipação político-administrativa. As fotos foram tiradas de locais públicos e das principais ruas da região central da cidade na tarde do dia 12 de dezembro. A ideia foi registrar a rotina do município na véspera de seus 98 anos.

Estação Ferroviária, tudo começou aqui
Rodovia Raposo Tavares
Shopping Mercadão
Fórum
Ginásio do Monstrinho
Caixa d'água do Corpo de Bombeiros
Linha Férrea. Vista do Pontilhão da Av. Rodrigues Alves
Casa dos Ingleses. Sede da Secretaria de Cultura
Estação Ferroviária
Terminal Urbano
Lanchódromo
Museu
Casa do Artesão
Calçadão da Rua Paraná
Calçadão da Rua Paraná
Catedral do Sr. Bom Jesus
Rua 9 de julho
Rua 9 de julho
Rua 9 de julho
Rua Arlindo Luz x Rua 9 de julho
Lojas da área central
Rua Rio de Janeiro
Rua Rio de Janeiro x Rua Antônio C. Mori
Rua Antônio Carlos Mori
Rua Cardoso Ribeiro
Rua Cardoso Ribeiro
Rua Paraná
Rua Cardoso Ribeiro
Avenida Dr. Altino Arantes
Galeria Matachana
Galeria Matachana
Rua do Expedicionário
Rua do Expedicionário
Rua 9 de julho
Rua 9 de julho
Teatro Municipal
Av. Dr. Altino Arantes
Rua São Paulo


O conteúdo (texto, imagens e vídeo) desta reportagem é de propriedade do Jornal do Povo e está protegido pela Lei de Direitos Autorais. Sua cópia e reprodução em outros veículos de comunicação está condicionada a nossa prévia autorização. Contato: jpovo1993@gmail.com ou (14) 99796-7773 (celular/whatsapp).