Alunos de três TGs realizam atividade de campo em Ourinhos
Os atiradores, comandados pelos Chefes da Instrução de Ourinhos,Subtenente Silvio Araujo Lima; de Assis, Subtenente Clóvis Madero, e o Subtenente Flávio Vicente Pereira, de Paraguaçu Paulista; Instrutores de Ourinhos, 1º Sargento Allinson Oliveira de Vasconcelos; de Assis e 1º Sargento Álvaro José Moreira Iglessias, saíram do TG por volta de 08h00 de sábado, dia 25, numa marcha de cerca de 12 km, até a Fazenda Santa Lúcia, onde colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula ao longo do presente ano de instrução, retornando por volta de 10h00 de domingo, dia 26.
Entre as atividades desenvolvidas, Subtenente Silvio Araujo destaca a prática das instruções de camuflagem individual, Técnicas Especiais (Utilização do Terreno), pista de orientação diurna, mensageiro, Acuidade visual, primeiros socorros, confecção de abrigos e coberturas e improvisação com auxílio de materiais encontrados na natureza. Neste campo, explica o Chefe da Instrução, os monitores, que fazem o CFC, se preparam para auxiliar os instrutores no campo dos atiradores, quando mais de 80 jovens realizarão o acampamento, e que deverá ser realizado nos próximos dias 8 e 9.
Sargento Allinson diz que a atividade no campo, ao lado da Instrução de Tiro, é uma das mais aguardadas pelos atiradores. Outro importante aprendizado, afirma, é em relação ao racionamento de víveres e de água, já que eles só podem levar o que conseguirem carregar. “água, no meio do mato, tem de ser racionada. Caso não racionem e não utilizem com parcimônia o que levam, podem passar sede”.
A atividade, unindo os três Tiros de Guerra, foi especialmente proveitosa, pois além de os jovens colocarem em prática o que aprendem nas instruções teóricas, tiveram a oportunidade de interagir com os colegas de outros TG e trocar experiências.
Subtenente Silvio Araujo faz um agradecimento especial à Prefeitura, que, além da ambulância, forneceu veículo para transporte do material utilizado na atividade de refeição e lanche para os atiradores, e aos proprietários e funcionários das Fazendas Reunidas Santa Lúcia, que mais uma vez sediou a atividade. “Com o apoio que sempre recebemos, não só da Prefeitura, como de outras organizações do município, temos conseguido levar a termo, com sucesso, todas as atividades necessárias à formação dos nossos soldados de 2ª classe do Exército Brasileiro”.O Chefe da Instrução agradece também os senhores José Carlos Leonel, Alessandra Cristina Carvalho e Rosemeire Oliveira Leite, pais de atiradores, que prepararam o alimento consumido pelos jovens no acampamento.