Ourinhos recebeu carreta do Hospital do Câncer de Barretos na Secretaria Municipal de Saúde

Pacientes puderam realizar exames preventivos para diagnosticar diversos tipos de cânceres
  
Unidade Móvel realizou exames de prevenção de câncer ginecológico, de próstata e de pele
A cidade de Ourinhos recebeu nesta terça-feira, 05, em frente a Secretaria Municipal de Saúde uma Unidade Móvel (carreta) do Hospital do Câncer de Barretos, para auxiliar no diagnóstico precoce de casos da doença.
 

O secretário de Saúde André Mello explica como se deu a visita da Unidade à Ourinhos. “Em primeiro lugar é importante enaltecer a iniciativa, o trabalho realizado e o compromisso dos apoiadores do Hospital do Câncer de Barretos. A Prefeitura contou com o apoio do Rogério Teshima, morador de Ourinhos e voluntário de Barretos, além do respaldo da comitiva Cascudo para que esse evento pudesse ocorrer e para que esses serviços públicos estivessem sendo realizados. Nós da Secretaria de Saúde montamos toda a estrutura, com tendas, cadeiras, equipes, além de fornecer o almoço para a equipe da Unidade Móvel”.
 

Durante a permanência da carreta na cidade, foram realizados exames de prevenção de câncer ginecológico, de próstata e de pele aos pacientes que já estavam com encaminhamento da Secretaria de Saúde, conforme informou a Coordenadora de Atenção a Saúde, Ivana dos Santos Godoy. “Ao todo foram realizados 50 preventivos de câncer ginecológico, 40 de próstata e 20 pesquisas de manchas de pele. A vinda desta carreta não foi divulgada pelo fato de termos feito o levantamento de guias e encaminhamentos para especialistas de pacientes que já se tratam conosco. Encaminhamos também ofício para a Secretaria de Educação e Usina São Luiz. Nos casos de exame para detecção de câncer de pele, selecionamos algumas manchas, tiramos foto e mandamos por e-mail para o médico de Barretos selecionar os casos suspeitos e a equipe fazer o diagnóstico aqui”.
 

O secretário André Mello lembrou ainda que o resultado dos exames feitos serão enviados para Ourinhos e os pacientes diagnosticados com câncer, encaminhados para Jaú. “Vale esclarecer que Barretos não é a nossa referência, eles apenas estão aqui hoje para nos ajudar e acolher a população, porém nossa referência é o Hospital Amaral Carvalho de Jaú e também de Marília. Portanto se alguma pessoa for diagnosticada com câncer, esta será devidamente encaminhada para um desses locais que pertencem a nossa região”, ressaltou.
 

A prevenção é a melhor forma de diagnosticar o câncer em um estágio inicial, fazer o tratamento e obter um grau de sucesso na cura.

Ivana dos Santos Godoy - Coordenadora de Atenção à Saúde

Prefeitura recebe carreta do Hospital do Câncer de Barretos na Secretaria Municipal de Saúde