5ª Feira Artesanal atraiu mais de 10 mil pessoas

Como cortesia pelo sucesso dos anos anteriores, o apresentador Dotan Mayo prestigiou a Feira
 

Realizada pela Prefeitura de Ourinhos, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Educação, SAE e Fundo Social de Solidariedade, a 5ª Feira Artesanal de Ourinhos, realizada de 07 a 10 de abril atraiu mais de 10 mil pessoas no salão da AIOR e no Laser da FAPI.
 

Apesar das dificuldades que o país tem enfrentado, a diretora de Turismo Lavínia Xavier, faz um balanço positivo da Feira. “A 5ª Feira Artesanal foi um sucesso. Mesmo com todo o revés da economia e da política do país, nós conseguimos fazer a feira com mais de 68 stands, inclusive os expositores já confirmaram sua presença para o próximo ano. Nós ficamos muito satisfeitos com todo esse trabalho”.
 

De acordo com uma pesquisa de satisfação realizada pela presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Ourinhos, Christiane Bombonatti durante a 5ª Feira Artesanal, o resultado foi extremamente positivo. “O resumo geral da pesquisa com os expositores é que essa realmente é uma das maiores feiras que eles já participaram. Nós recebemos muitos elogios por conta da organização, o que demonstra a dedicação da Prefeitura de Ourinhos, através dos colaboradores em proporcionar um evento deste porte aos artesãos de todos os lugares do Brasil”.
 

A Feira Artesanal de Ourinhos é considerada a maior do interior paulista, e em decorrência do sucesso, a cada ano que passa a organização oferece novidades aos expositores e ao público. Este ano, por exemplo, o apresentador Dotan Mayo, do Programa Ateliê na TV fez questão de prestigiar o evento, de forma totalmente gratuita.
 

“A vinda do Dotan Mayo para a nossa Feira foi um grande presente que nós recebemos da empresa African Artesanatos, que está conosco durante estes cinco anos. Devido ao sucesso da Artesanal, Ourinhos recebeu esse prêmio maravilhoso!”, esclareceu Lavínia.
 

Além do apresentador, a Feira recebeu ainda a famosa artesã Bia Moreira, conceituada pelo método biônico de pintura em tecido, que ensinou gratuitamente os interessados as técnicas de pintura em tecido. Quem também marcou presença na Feira foi a SUTACO (Superintendência dos Trabalhos Artesanais nas Comunidades) que trouxe vários artesãos renomados da grande São Paulo e Baixada Santista, como exemplo a artesã que faz parte da Rede Circulando, Cleide Toledo, especialista em artesanato sustentável com taboa e que ministrou palestras e cursos gratuitos durante os quatro dias da Feira.
 

É importante destacar ainda a presença das pratas da casa, sendo a artesã Edna Candido (pintura em tecido) e Claudia Crestani (feltro) que concederam várias oficinas gratuitas aos visitantes.
 

A diretora de Turismo Lavínia Xavier agradeceu o apoio de todos na realização da 5ª Feira Artesanal. “Agradeço a todos os colaboradores que fizeram essa feira acontecer e as demais artesãs ourinhenses e Associações que estiveram presentes na 5ª Artesanal, sem esse trabalho conjunto e essa união nossa feira não seria consolidada como a melhor em todos os quesitos”.
 

A Feira Artesanal de Ourinhos tem como objetivo proporcionar a valorização, o reconhecimento e a inserção no mercado de trabalho dos artesãos da cidade, da região e de todo o Brasil.