Vernissage ''Bandeirante: Um Trem de Memórias'' aconteceu na quinta, 10

Os interessados podem visitar gratuitamente a exposição de segunda à sexta-feira em horário comercial
 
Foi realizada na noite da última quinta-feira, 10, a vernissage da exposição “Bandeirante: Um Trem de Memórias” na galeria Artes do Espaço Cultura Luiz Carlos Eloy Jr. “Casa dos Ingleses”.


A exposição conta a história do vagão que foi instalado numa das laterais frontais da nova Biblioteca Municipal "Tristão de Athayde". O vagão de 1.945 da extinta FEPASA iniciou suas atividades como dormitório.
 

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Cultura de Ourinhos conseguiu junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) o vagão.
 

A intenção é utilizá-lo como espaço de resgate da memória ferroviária do município. O vagão se encontrava no pátio da ALL e estava sendo disputado por outros municípios do Estado. Todavia, a Prefeita Belkis Fernandes, junto ao ex-Secretário de Cultura, Fernando Cavezale, com o apoio do deputado estadual Ricardo Madalena e do vereador Flavio Luiz Ambrozim obtiveram êxito no processo de permanência do vagão em Ourinhos.
 

O acervo fotográfico e textos que contam a história do vagão e da ferrovia. Os interessados podem visitar gratuitamente a exposição de segunda à sexta-feira em horário comercial. A exposição ficará na Galeria até o final do mês de março.
 

“O visitante através das fotos poderá fazer uma viagem no tempo e conhecer o entorno da estação ferroviária das décadas de 30 e 40, quando existia uma passarela de madeira sobre os trilhos que interligava a Av. Jacinto Sá com a Rua Paraná”, destacou o Secretário de Cultura, Julio Cesar de Oliveira.