Secretaria Municipal de Saúde conta com programa especializado para a saúde bucal dos bebês

Outros programas de saúde bucal também são ofertados pelo SUS

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde conta com um programa totalmente direcionado para a saúde bucal das crianças, o “Bebê Clínica”, que funciona dos 0 aos 3 anos de idade.

 
O que muitos desconhecem é que a saúde realmente começa pela boca, como explica o cirurgião dentista e diretor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, José Sidnei Roque. “A saúde bucal está inserida no contexto do SUS como início da saúde física da pessoa. Quando não se tem uma boa saúde bucal, os fungos e bactérias naturais dessa região podem se espalhar para outros órgãos, inclusive o coração e causar sérios problemas. Daí a importância de manter a higiene bucal desde pequeno”.
 

Foi pensando nesse quesito que o programa “Bebê Clínica” foi criado há 15 anos e reformulado há pouco tempo para se adequar a atualidade. Todas as crianças que nascem pelo SUS na Santa Casa de Ourinhos, já saem agendadas com uma data para os pais participarem da primeira reunião e ingressarem no programa.
 

“O Programa oferece a parte de promoção e prevenção, que é a orientação aos pais com relação à alimentação e higienização da boca das crianças. Existe ainda a orientação com relação a amamentação, dieta do açúcar e manejo da cavidade bucal das crianças pelos pais, pois eles são as pessoas mais importantes neste processo”, explicou Dr. Sidnei.

Pais elogiam o programa

O programa Bebê Clínica é considerado uma primazia oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos. Prova disso são os relatos dos pais que utilizam os serviços, inclusive na primeira consulta.
 

“Essa é a primeira consulta do meu filho e eu estou achando ótima, pois um monte de coisas que não sabíamos a dentista explicou, tirou nossas dúvidas e orientou como devemos cuidar da saúde bucal do nosso filho daqui pra frente”, relatou o pai Luiz Rogério Pereira de Lima.
 

Célia Maria Alves foi encaminhada juntamente com o filho ao dentista, assim que saiu da Santa Casa. “Assim que tive o meu filho ainda na Santa Casa eles já me encaminharam para o Postão e desde então eu participo das reuniões que a dentista faz e fico por dentro de tudo que preciso saber sobre a higiene bucal dele. Faz 2 anos e 1 mês que ele é atendido aqui e o atendimento é realmente muito bom, estou muito satisfeita!”.
 

Angélica Oliveira da Silva também leva seu filho ao dentista desde os seus 2 meses de idade. “Meu filho participa do programa desde os 2 meses, que foi quando teve uma palestra. Hoje ele está com 1 ano e 2 meses e o atendimento aqui é excelente, tenho aprendido muita coisa a cada consulta”.
 

A dentista do programa Valquíria Rosana Cavalcante de Oliveira Rodrigues faz uma orientação aos pais sobre os principais cuidados com a higiene bucal das crianças. “O essencial é desde bebê iniciar a limpeza da boca, principalmente quando eles regurgitam. Isso pode ser feito usando gaze enrolada no dedo com água filtrada para remover o excesso de leite, controlando o desenvolvimento bacteriano. Sempre que possível, com o desenvolvimento do bebê é importante não oferecer bicos, mamadeiras e nem chupetas, permitindo que eles se desenvolvam de forma natural tendo um bom desenvolvimento respiratório e muscular, com isso vamos ter um bom posicionamento dentário”.
 

“Quando começam a aparecer os primeiros dentes é importante intensificar a limpeza e utilizar muitas vezes até o fio dental, pois além de higienizar, vamos ensinar a criança a receber a higienização com o fio. E a alimentação também deve ser balanceada, evitando produtos industrializados e os doces”, finalizou Valquíria.
 

O atendimento pelo programa Bebê Clínica é realizado até os 3 anos de idade, após isso a criança é encaminhada para a Odonpediatria, outro programa oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos.

Outros programas de saúde bucal

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos oferece ainda a parte preventiva, curativa e de especialidades voltada à saúde bucal da população.
 

Atualmente existe ainda o Programa Saúde da Escola, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, o Centro de Especialidades Odontológicas, voltada para casos cirúrgicos, periodontia, lesões e outros, além do programa de Prótese Dentária.