Secretaria de Assistência Social realizou mais uma Mobilização do Programa Bolsa Família

Evento aconteceu neste domingo, 20, para a região do CRAS IV
 

Aconteceu neste domingo, 20, mais uma Mobilização do Programa Bolsa Família, voltada para a região do CRAS IV. O evento foi realizado na EMEF Profª Evani Maioral Ribeiro Carneiro e contou com a presença de 168 famílias.
Antes de dar início ao evento, a secretária municipal de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha”, desejou boas-vindas aos presentes e lembrou o objetivo da Mobilização. “É uma alegria poder estar aqui e acolher todos vocês. O nosso objetivo, além de passar informações e permitir que vocês entendam o porquê das condicionalidades e dos compromissos da família em relação ao Programa, é que vocês  possam acreditar que é possível sair de determinadas situações que a vida nos coloca e buscar uma vida melhor”.
 

Presente durante as quatro Mobilizações, o mágico e conferencista Mauro Dias, conta por meio de palestras sua própria história de vida, enfrentamento e superação ao longo dos anos. Para ele, ações como esta permitem a aproximação das famílias com a Assistência Social. “Com o passar desse tempo a gente vai percebendo que ações como esta acabam aproximando o usuário do órgão gestor e fazendo com que notemos as necessidades e as particularidades que cada um tem diante das suas famílias”.
 

“As palestras motivacionais vem contemplando também aquele usuário que por conta da vulnerabilidade social não tem acesso a orientação voltada à autoestima e planejamento de vida. Tenho percebido o quanto eles se emocionam e se sensibilizam nesses encontros em ouvir uma mensagem motivacional”, acrescentou o mágico.
 

Tamanho foi o aprendizado das pessoas, que um dos convocados para a Mobilização, o munícipe Alexandre Aparecido Santos Ferreira relatou que já passou por dificuldades em sua vida, mas que nunca perdeu a esperança de conquistar um futuro melhor. “Assim como o Mauro relatou em sua história, eu também confesso que já passei por muitas dificuldades desde pequeno, mas nunca perco minha fé em Deus e a esperança de um futuro melhor. É preciso encarar a realidade da vida, levantar a cabeça, seguir em frente, lutar e acreditar nos nossos sonhos”.
 

Para a munícipe Kátia Cristina Vega, a Mobilização permitiu que ela tirasse todas as suas dúvidas referentes ao Programa Bolsa Família, além de uma lição para a vida toda. “Hoje consegui tirar bastante dúvidas sobre o Programa, sem contar que a palestra mostrou que não devemos abaixar a cabeça perante as dificuldades, mas sim nos manter firme e seguir em frente”.
 

Enquanto os pais assistiam as palestras e cumpriam com suas condicionalidades, as crianças puderam desfrutar de diversas brincadeiras, como pula-pula, danças, pintura facial, além de saborear pipoca e algodão-doce.
Bárbara Bonfim Viana, que também foi convocada para a Mobilização, agradeceu a Prefeitura, por meio da Assistência Social pelo dia proporcionado. “Eu gostei muito dessa Mobilização e agradeço pelo dia que a Prefeitura nos proporcionou, pois além de eu ter tirado minhas dúvidas, aprendido muito com a palestra, meus filhos também puderam se divertir bastante com as atividades voltadas para eles”.
 

O técnico do Programa Bolsa Família João Marcelo Martelozo explicou ao público informações referente ao Programa e ao Cadastro Único. Após as palestras, equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizou a pesagem das crianças presentes na Mobilização.