Prefeitura lança Projeto “Arborização Mais Segura” em parceria com a CPFL

Projeto prevê a substituição de árvores que oferecem risco a população e plantio de mais de 10 mil novas mudas ao longo de 6 anos
A Prefeitura de Ourinhos e a CPFL Santa Cruz, distribuidora do Grupo CPFL Energia, assinaram na última quarta-feira, 30, um termo de parceria para a revitalização da arborização urbana, por meio do Projeto Arborização Mais Segura. A assinatura e lançamento oficial do projeto aconteceu em cerimônia realizada na Secretaria de Cultura.
 

Durante a execução do projeto, as árvores que oferecem riscos à população serão identificadas por meio do inventário que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Posteriormente serão substituídas por novas mudas de espécies adequadas para o convívio harmônico com o contexto urbano.
 

A Prefeita Belkis Fernandes afirmou que o projeto visa proporcionar mais segurança à população. “A parceria com a CPFL busca minimizar os potenciais acidentes ocasionados pela queda de árvores, sem esquecer da responsabilidade ambiental. Receberemos mais de 10 mil novas mudas para a arborização urbana, que serão plantadas a médio e longo prazo na cidade”, concluiu.
 

O Secretário de Meio Ambiente, Diógenes Correa Leite, destacou que o projeto auxiliará no programa de arborização urbana já desenvolvido pela pasta. “Por meio desta parceira, estamos fazendo o levantamento arbóreo para controle de número de exemplares, identificação, localização e avaliação do estado das árvores no perímetro urbano. Cerca de 30 a 40 anos atrás quando muitas dessas árvores foram plantadas não havia um planejamento. Atualmente temos um controle maior para plantar as espécies de porte ideal para cada localização, com o intuito de não haver problemas com acidentes de quedas de árvores”, concluiu.
 

O presidente da CPFL Santa Cruz e Jaguraiuna, Marco Antonio Villela de Abreu, agradeceu a prefeita pela parceira. “A CPFL visa ser uma empresa sustentável e o projeto está alinhado com nossa causa. Além de reduzir o risco de acidentes, irá melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente em Ourinhos”, destacou.
 

De acordo com estudos, as espécies adequadas para o plantio são quaresmeira, ipê-amarelo, resedá, aroeira pimenteira, canudo de pito, cassia cana, algodão de praia, entre outras. O início dos trabalhos é previsto para as próximas semanas, conjuntamente entre o Governo Municipal e a CPFL.
 

O servidor público da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Ronnie Campos fez uma apresentação dos objetivos do projeto. Posteriormente ao lançamento foram plantadas 10 mudas, dentre elas pau-brasil no terreno da biblioteca Municipal Tristão Athayde e no Espaço Cultural Luiz Carlos Eloy Junior (Casa dos Ingleses).
 

Também prestigiaram o evento o Chefe de Gabinete da Prefeitura e Presidente da Defesa Civil de Ourinhos José Luís Teixeira Quenca, representantes da Defesa Civil, Secretários Municipais, servidores da Secretaria de Meio Ambiente, colaboradores e representantes da CPFL, dentre outras autoridades.