Ourinhos realizou ação intermunicipal com Salto Grande em comemoração ao Dia da Água


Para comemorar o Dia da Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura realizou no Espaço de Educação Ambiental, localizado na Biblioteca da EMEF Profª Adelaide Pedroso Racanello, uma ação intermunicipal com a cidade de Salto Grande.
 

Alunos do 5º ano de ambos os municípios participaram de uma palestra sobre “Água” ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e diretor do Departamento de Meio Ambiente de Salto Grande Leandro Henrique Yoneda Guskuma.
 

Durante reunião ocorrida entre o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos Diógenes Correa Leite e Leandro Guskuma, outras ações intermunicipais já estão programadas para acontecer neste ano.

Sobre o Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
 

Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.