Meninas com idade entre 9 e 13 anos devem ser vacinadas contra o HPV

Vacina estará disponível nas salas de vacinação do município durante o ano todo
A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos, por meio da  Vigilância Epidemiológica informa que este ano não haverá Campanha de Vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano), uma vez que a vacina faz parte do calendário de vacinação do SUS e estará disponível nas salas de vacinação do município durante o ano todo.
 

A vacina é destinada as meninas de 9 à 13 anos de idade, inclusive a direção das escolas municipais, estaduais e particulares já foram informadas de que a equipe de vacinadores estarão se dirigindo até as escolas para iniciar a vacinação.
 

As meninas que por ventura não forem vacinadas nas escolas, deverão ser levadas pelos pais em uma das seguintes salas de vacinação, no período das 9h às 17h, exceto na UBS Vila Odilon onde o atendimento será das 9h às 12h: Centro de Saúde I (Postão), UBS Vl. Odilon, UBS Vl. São Luiz, UBS Vl. Brasil, UBS Pq. Minas Gerais, UBS CAIC, UBS COHAB, UBS Vl. Margarida e UBS Jd. Itamaraty.
 

O HPV é considerado uma doença sexualmente transmissível. O vírus atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. Por isso, a vacina e o uso de preservativos são as formas mais seguras de evitar a doença.
 

É importante destacar que a vacina é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves e pouco frequentes. Cerca de 10 a 20% poderão apresentar dor e vermelhidão no local da injeção e febre baixa.
 

Devido ao medo da injeção, algumas meninas poderão apresentar tonturas e até desmaio. Por isso, para reduzir o número de quedas, elas serão vacinadas sentadas e observadas por 15 minutos, tanto na vacinação realizada nas escolas, como nas salas de vacina do SUS.
 

Esta semana o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária para conscientizar pais e adolescentes sobre a importância da vacinação contra o HPV. A vacina é tomada em duas doses, com intervalo ideal de seis meses.