Curta Ourinhos começa nesta terça-feira, 15

De 15 a 19 de março será promovido pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Cultura a 10ª edição do Curta Ourinhos, festival de cinema de curta metragem que vem se consolidando como um dos mais importantes do interior paulista.
 
Em coletiva de imprensa, o Secretário de Cultura, Julio Cesar de Oliveira informou que foram 217 filmes inscritos de vários estados do país.
 

“Dos 217 filmes inscritos foram selecionados 34 que serão  exibidos ao longo de cinco dias, de 15 a 19 de março, sempre no Teatro Municipal Miguel Cury a partir das 20h30. São filmes de quatro regiões do Brasil, nas categorias ficção, documentário e animação”, informou.
 

Um dos curadores do evento, Franco Furlan informou que a definição de Curta para o festival são filmes com 30 minutos ou menos de duração.
 

“Não existe uma classificação internacional sobre a duração de um curta. Cada festival tem um critério. No caso do Curta Ourinhos consideramos filmes com 30 minutos ou menos. Neste ano o filme mais longo que será exibido tem 29 minutos”, informou Furlan.
 

Além dos filmes, o Curta também oferece programação de oficinas com nomes importantes do cinema brasileiro. Inclusive a procura está grande pelas oficinas, e duas já estão com todas as vagas preenchidas.
 

Nos dias 14, 15, 16 e 17, das 9h às 12h, o ourinhense Rafael Lefcadito ministra oficina de produção cinematográfica usando câmera de telefone celular. 

Nos dias 17, 18 e 19, de 15h às 18h, Christian Petermann, crítico da Revista Rolling Stone e do programa de TV Todo Seu, com Ronnie Von, ministra oficina prática de crítica cinematográfica.
 

No dia 15, das 13h às 17h, o jornalista, professor e crítico Celso Sabadin conversa com o público sobre cinema de ficção científica. A oficina ainda tem algumas vagas disponíveis. As atividades são inteiramente gratuitas, e a inscrição pode ser feita acessando o endereço curtaourinhos.wordpress.com/oficinas.