Wi Fi gratuito: Praça Mello Peixoto é o primeiro ponto de acesso do projeto Ourinhos Digital

Os primeiros testes do projeto Ourinhos Digital foram realizados nesta sexta-feira, 19, na região da Praça Mello Peixoto e Calçadão.
 

O projeto visa disponibilizar pontos de acesso à internet em alguns espaços públicos. “Esta é mais uma conquista para a população. Este projeto proporcionará maior inclusão digital dos ourinhenses”, destacou a Prefeita Belkis Fernandes.

Inicialmente, o Projeto Ourinhos Digital disponibilizará o acesso à internet na Praça Mello Peixoto e no Calçadão. Posteriormente será implantado nas praças da Vila Kennedy e COHAB que recebem as Feiras da Lua. A ampliação do projeto para outras áreas públicas e praças será feita em etapas.
 

Para ter acesso a internet gratuita, os usuários precisarão efetuar um cadastro prévio com termo de adesão. Serão bloqueados sites com conteúdos inapropriados para menores de 18 anos, ou que incitem violência, pornografia, etc.
 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Claudinei Messias explicou que a empresa incubada Central Network que será responsável pelo sinal da internet. “O Ourinhos digital não afetará nenhuma operadora e o serviço será executado pela empresa incubada pela Prefeitura, como forma de contrapartida. Agradeço aos empresários que cederão o espaço para a instalação das antenas que disponibilizarão o sinal da internet”, informou.
 

“Esse projeto será possível por conta da parceria público privado. Por isto, agradeço a Prefeita Belkis que tem sido empreendedora na administração pública e a todos os parceiros do setor privado que possibilitaram a realização do Ourinhos Digital, que democratizará o acesso a internet”, concluiu Messias.

Incubadora de Empresas

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico mantém um projeto de incubadora de empresas com o objetivo de promover a criação e o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas.
 

O governo municipal, considerando o potencial de Ourinhos na área de tecnologia da informação e potencializando cursos de nível técnico e superior, como da Fatec, viabilizou e implantou incubadora de empresas na área em 2013.
 

A implantação da incubadora se deu através de convênio com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o qual foi articulado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e que está em pleno funcionamento em estrutura da prefeitura no Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas Luiz Henrique Fernandes (Kiko), na Vila São Luiz.