Projeto Alongando a Conversa promove qualidade de vida para usuários da Biblioteca Ramal Clarice Lispector

Alongando a Conversa - O Projeto Alongando a Conversa envolve exercícios físicos e alongamentos seguidos de bate-papo realizados na própria biblioteca, ou na praça da Vila Margarida

A Biblioteca Ramal Clarice Lispector oferece gratuitamente ginástico para adultos, por meio do Projeto “Alongando a Conversa”. 
 

O Projeto Alongando a Conversa envolve exercícios físicos e alongamentos seguidos de bate-papo realizados na própria biblioteca, ou na praça da Vila Margarida. O público-alvo são pessoas da terceira idade, porém pessoas de outras faixas etárias também podem participar.
 
Desde março de 2015, são realizados dois encontros por semana. Durante os encontros são feitos exercícios localizados, aulas de combat e até zumba. Todos os exercícios são adaptados para as idosas. 
 

Além disto, são feitas indicações de leituras e um feedback das atividades. O objetivo do projeto é melhorar o condicionamento físico, autoestima e proporcionar um espaço para socialização das pessoas de terceira idade.
 

Atualmente os encontros acontecem as terças e quintas-feiras no período das 8h às 9h15. Cerca de 20 pessoas participam semanalmente do projeto. Os interessados podem participam indo até a Biblioteca, localizada na R. 12 de Outubro, 357 – Vila Margarida, no dia e horário dos encontros. Para mais informações: (14) 3326-8582.
 

A diretora da Rede de Bibliotecas de Ourinhos, Lia Ferrer destaca que este projeto se encaixa no conceito de “Biblioteca Viva”, que está sendo colocado em prática pela Secretaria de Cultura nas unidades municipais.
 

“A Biblioteca Viva visa conectar o local com a comunidade e abrir espaço para que se estabeleça o diálogo criativo e necessário para que todos participem desse movimento. Assim, temos feito com as bibliotecas de Ourinhos”, concluiu Lia.

Seminário Internacional

O Projeto “Alongando a Conversa” foi selecionado e apresentado durante o 8º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Biblioteca Viva Conectando Comunidades. O evento foi realizado em novembro de 2015 no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo.
 

Ao todo, foram enviados 141 trabalhos de várias regiões do Brasil. Os projetos passaram pela análise do Conselho Curatorial do 8º Seminário. Destes apenas 15 foram selecionados, entre eles o Projeto Alongando a Conversa. Estes projetos selecionados foram apresentados como painéis ou como pôsteres nos três dias do evento.