Programação gratuita de oficinas é destaque do 10º Curta Ourinhos

 Christian Petermann
Além da exibição de 34 filmes de curta metragem do Brasil todo, o 10º Curta Ourinhos, que acontece de 14 a 20 de março, investiu numa programação de oficinas com profissionais renomados do cinema nacional.

A primeira de três oficinas acontece nos dias 14, 15, 16 e 17 de março; sempre das 9h às 12h no Teatro Municipal Miguel Cury. É a atividade Produção Audiovisual em Novas Plataformas.

Nessa oficina, os inscritos serão introduzidos a todas etapas da produção de um filme, da captação à edição final. Em vez de equipamentos caros, eles usarão câmeras de telefone celular, mostrando que a tecnologia democratizou a produção cinematográfica. A oficina tem 15 vagas e é recomendada para maiores de 14 anos.

No dia 15 de março, terça-feira, de 13h às 17h, no Teatro Municipal, o 10º Curta Ourinhos recebe Celso Sabadin, jornalista, crítico de cinema e sócio fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

O jornalista ministrará a oficina Ficção Científica – Uma Odisseia no Cinema. Em sua oficina, Celso propõe uma divertida viagem histórica utilizando cenas dos mais importantes filmes do gênero para abordar temas marcantes das últimas décadas. Dos mais rudimentares efeitos especiais até a moderníssima tecnologia digital, passeando por clássicos como Metrópolis, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner e Star Wars. A oficina tem 50 vagas disponíveis e tem idade mínima recomendada de 16 anos.

Por fim, o crítico Christian Petermann, colaborador de veículos como as revistas da Livraria Cultura e Rolling Stone e do programa de TV Todo Seu, apresentado por Ronnie Von, apresenta a Oficina Prática de Crítica de Cinema, nos dias 17, 18 e 19 de março, sempre das 15h às 18h. Nessa oficina os participantes conhecerão um pouco sobre a atividade de crítico cinematográfico, aprenderão mais sobre a linguagem cinematográfica e seus signos. São 25 vagas, e idade mínima de 16 anos.

Todas as oficinas são gratuitas. A inscrição deverá ser feita enviando e-mail para curta@culturaourinhos.com.br contendo a oficina escolhida, nome completo, idade, número de RG, endereço e telefone. Mais informações sobre as oficinas e sobre toda a programação do 10º Curta Ourinhos podem ser encontradas em curtaourinhos.wordpress.com e na página do evento no Facebook: fb.com/mostracurtaourinhos.

O 10º Curta Ourinhos é uma realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo.