Militares do 37º Bil-Lins participam de combate ao Aedes Aegypti em Ourinhos


De 15 a 19 de fevereiro, 18 militares do 37º Batalhão de Infantaria Leve de Lins-SP estiveram em Ourinhos, onde, juntamente com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, participaram de atividades ligadas ao combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Tiro de Guerra de Ourinhos ficou responsável pela acomodação da Tropa e auxílio na Logística, através do Chefe da Instrução, Subtenente Sílvio Araujo Lima e Instrutor 1º Sargento Allinson de Oliveira Vasconcelos.


Os militares realizaram visitas domiciliares em diversos bairros, procurando informar e conscientizar a população sobre os riscos da proliferação do mosquito, fizeram revistas em quintais, terrenos baldios em busca de focos e, nos casos de locais fechados, sem moradores, foram levantadas informações sobre os proprietários para que sejam notificados futuramente. 

De acordo com o 2º Tenente Paulo Henrique Mariz das Mercês, responsável pela equipe, não foram encontrados muitos focos do mosquito nas áreas visitadas, mas mesmo em pequeno número, a situação é muito preocupante. “Os poucos focos encontrados foram eliminados, e os moradores orientados sobre a necessidade de atenção constante”, afirmou.

Segundo o oficial, as equipes foram muito bem recebidas pela comunidade: “Consideramos muito positiva a recepção aos nossos homens. Os ourinhenses aprovaram a união do Exército Brasileiro e das equipes da Secretaria Municipal de Saúde nesse mutirão”.

Tenente Mercês lembra que o lema do Exército Brasileiro é “Braço Forte, Mão Amiga”, e a presença dos militares no combate ao mosquito transmissor de graves doenças vem ao encontro da missão das Forças Armadas: promover o bem estar da população brasileira.

TRABALHO DO 37º BIL – O 37º Batalhão de Infantaria Leve está sediado em Lins/SP, e mobilizou cerca de 500 militares, divididos entre Ourinhos, Fernandópolis, Votuporanga, Birigui, Marília, Bauru, Tupã, Andradina, Presidente Prudente e Araçatuba.

De acordo com Tenente Mercês, a próxima atividade contra o Aedes aegypti envolvendo o Exército deverá ser uma campanha nacional de divulgação em escolas. “Consideramos que a informação à criança, ao jovem, sempre dá excelentes resultados, nessa fase da vida, estão muito mais receptivos a novas ideias e informações”, considera.

Tenente Mercês faz questão de agradecer a acolhida da população e a parceria com a Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, essenciais para o cumprimento e êxito da missão, além da ótima acolhida no Tiro de Guerra.

Maiores informações sobre as atividades do Exército no combate ao Aedes Aegypti podem ser obtidas na Seção de Comunicação Social do 37º BIL – telefone (18) 3522-5111 – ramal 240, ou pelo e-mail comsoc37bil@hotmail.com.