Prefeitura se prepara para a Mega Operação Todos Contra o Mosquito Aedes Aegypti


A colaboração de toda a população é imprescindível nesta guerra, cujo trabalho começará na segunda-feira, dia 11, pelo Jd. Itamaraty, Jd. Paris, Pq. Pacheco Chaves e Jd. Nossa Senhora de Fátima

A Prefeitura Municipal de Ourinhos se prepara para a realização de mais uma Mega operação com o intuito de combater o Mosquito Aedes Aegypti. Para acertar os últimos detalhes da ação, nesta terça-feira, 06, no Gabinete da Prefeitura foi realizada uma reunião com a participação do Chefe de Gabinete José Luís Teixeira Quenca, secretários municipais e encarregados de várias secretarias.

Foi definido que a Mega operação iniciará na próxima segunda-feira, 11, pelo Jd. Itamaraty, Pq. Pacheco Chaves, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Paris. “Esta será a primeira região visitada. Pedimos que os munícipes coloquem os materiais inservíveis na frente das suas casas para serem recolhidos”, solicitou o secretário de Saúde André Mello.

A população deve descartar todo e qualquer objeto que possa acumular água e servir de abrigo e procriação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite Dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus, como: pneus, garrafas pet, tampinhas de garrafas, copos, latinhas de embutidos, sacolas plásticas, baldes, pratinhos de vasos (que devem ter areia adicionados), enfim, tudo aquilo que sirva para acumular  água e não se usa mais, deve ser jogado fora.

Já nesta sexta-feira, 09, a equipe da Vigilância Epidemiológica já iniciará os trabalhos. A cidade inteira será contemplada com a Mega operação que irá perdurar ao longo do mês de janeiro.

O Secretário de Saúde destaca que qualquer recipiente com água parada serve de criadouro do mosquito “Uma simples tampinha com água pode servir de criadouro do Aedes”, explicou.

“O Poder Público tem se mobilizado no combate ao mosquito. Mas, contamos com o apoio da população. Visto que 85% dos focos de criadouros estão dentro das empresas e das residências”, informou André Mello.

Dados divulgados pela Divisão de Vigilância Epidemiológica de Ourinhos apontaram que no período de 05 de julho a 28 de dezembro de 2015 foram contabilizados 22 casos de dengue. A queda do número de casos se deu em decorrência da segunda Mega Operação “Todos Contra a Dengue” realizada no mês de setembro passado.

Mesmo com poucos casos no último semestre, o número de criadouros de mosquito Aedes (com larvas) excede toda expectativa. Por exemplo, a Vigilância Epidemiológica em vistoria de apenas uma residência, encotrou no mesmo local 18 focos. Para que Ourinhos não enfrente uma epidemia em 2016 é preciso o comprometimento de cada cidadão.

A equipe de vigilância epidemiológica alerta também para que a limpeza das casas não seja feita apenas durante o período da Mega operação. A orientação é que os munícipes utilizem cerca de 10 minutos por dia, toda semana, para verificar as suas residências ou empresas que contenham objetos que sirvam de acumulo de água.

Cronograma da Mega Operação:

O cronograma com os bairros da Mega operação serão divulgados diariamente no site da Prefeitura: www.ourinhos.sp.gov.br, e também no facebook da Prefeitura: Prefeitura Municipal de Ourinhos, mas é importante lembrar que as equipes de endemias estarão passando nos bairros que receberão a mega operação para serem informados um dia antes do bairro ser contemplado.

Os moradores devem ficar alerta que no dia anterior da coleta da mega operação um carro de som estará circulando pelas ruas do bairro para informar que a população poderá colocar todos seus inservíveis na rua para serem recolhidos.
   
Recomendações:

1- Mantenha boas condições de limpeza em seu quintal e terreno, evitando o acúmulo de lixos, mato e entulho, etc. Cubra ou guarde em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quintal;

2- Elimine possíveis criadouros, removendo a água parada de diversos tipos de recipientes que ficam no quintal como: pratos de vasos de flores, vasos, bebedouros de animais, plásticos, garrafas, pneus, brinquedos, baldes e masseiras;

3- Mantenha as caixas d'água bem fechadas e também os galões e tambores d'água; limpe calhas; escoe a água das lajes; limpe e trate a água da piscina com produtos químicos adequados; mantenha bem esticada a lona usada para cobrir entulhos e masseiras para evitar acúmulo de água;

4- Evite ter bromélias em sua residência, pois servem como criadouros do mosquito transmissor da Dengue;

5- Use semanalmente 10 minutos do seu tempo para inspecionar seu quintal e eliminar as águas paradas e possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegpyti.

6- As instituições públicas e privadas, empresas e escolas, clubes, centros esportivos, cemitérios, hospitais, locais onde circulam muitas pessoas diariamente (classificados como imóveis especiais) devem escalar um funcionário para efetuar vistoria nas partes externas e internas dos prédios e eliminar os criadouros;

7- Residentes na zona rural devem seguir todas as recomendações acima e eliminar a água dos cochos;

8- Leve ao cemitério apenas vasos com flores naturais, com orifícios para escoamento de água, sem pratinhos e sem papel celofane ou plastificado. Flores artificiais e papéis decorativos transformam-se em criadouros do mosquito Aedes.

Segmentos da sociedade ourinhense estão convidados para reunião nesta quinta-feira, 07, às 18 horas na AERO

Com o intuito de unir o maior de número possível de pessoas na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus a Prefeitura de Ourinhos realizará neste dia 07 de janeiro, quinta-feira, às 18 horas, na AERO (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos) uma reunião para tratar da Mega Operação “Todos Contra o Mosquito Aedes Aegypti”.

O convite para participar da reunião se estende para toda e qualquer pessoa da sociedade civil. Estão convidados a participar da reunião: representantes de empresas, entidades socioassitenciais, Associações de Bairro, entidades, diretores de escolas, faculdades, empresas, etc.