Prefeitura alerta sobre riscos ambientais e para saúde da população com a prática de Queimadas


Apesar da intensa orientação para que a prática das queimadas seja evitada, alguns munícipes ainda insistem em atear fogo em matos, sofás e utensílios velhos, esquecendo-se do grande prejuízo que isso pode causar, ao meio ambiente e a saúde.

Em decorrência da reincidência de casos de queimadas no município, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está alertando mais uma vez os munícipes para que não realizem queimadas em áreas urbanas, pois além de trazer danos à saúde humana e animal, a prática caracteriza-se como crime ambiental.

A Lei Municipal nº 5.532, de 21 de setembro de 2010 proíbe a queima de lixo de qualquer material orgânico ou inorgânico na zona urbana da cidade. Caso haja o descumprimento da Lei, a Prefeitura poderá fazer o lançamento da multa em nome do infrator ou do proprietário do imóvel.

Após receber as denúncias, a secretaria de Meio Ambiente envia seus fiscais nos locais indicados para conversar e conscientizar essas pessoas sobre as consequências que as queimadas podem causar para o município. Caso o munícipe persista em praticar o ato ele é multado.

Aqueles que presenciarem alguma pessoa ateando fogo em resíduos na área urbana devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura através do telefone (14) 3302-4100 ou através do site da Prefeitura, pelo link http://sifam.ourinhos.sp.gov.br:8082/sifam/portalcidadao/controle/index.php clicar em “SOLICITAR SERVIÇO” e depois em “DENÚNCIA AMBIENTAL”.

A colaboração da população é indispensável para por um ponto final nas queimadas. Lembrando que informações sobre a localização devem ser bem claras para facilitar a identificação da queimada e das pessoas envolvidas.