Prefeitura de Ourinhos e COMTUR concluem dossiê sobre Plano Municipal de Turismo

Ourinhos está pleiteando tornar-se um Município de Interesse Turístico (MIT)

Nesta segunda-feira, 21, no gabinete da Prefeitura, a Prefeita Belkis Fernandes, junto com os secretários municipais e membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) anunciaram oficialmente a conclusão do dossiê sobre o Plano Municipal de Turismo

O dossiê lista todas as características do município, equipamentos de turismo, infraestrutura turística e eventos culturais, de negócios e esportivos da cidade. O município está pleiteando junto ao governo estadual tornar-se um Município de Interesse Turístico (MIT).

“Em Ourinhos temos inúmeros eventos culturais, esportivos e de negócios que nos credenciam a recebermos o MIT. Somado o  empenho do COMTUR em confeccionar este Plano Municipal de Turismo temos uma grande possibilidade de Ourinhos tornar-se um MIT. Assim teremos um novo repasse do Governo Estadual para investir em infraestrutura da cidade”, concluiu a Prefeita Belkis.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias destacou que o turismo em Ourinhos tende a crescer, visto o calendário de eventos culturais e de negócios e as recentes conquistas na área da saúde. “O turismo fortalecido fomenta o comércio e a rede hoteleira. Já temos dados fornecidos pelos hotéis de números expressivos durante os eventos da cidade. Além disto, irá fortalecer também a área gastronômica”, lembrou.

O Secretário de Cultura, Fernando Cavezale, que também é membro do COMTUR, informou que a meta é de tornar Ourinhos a médio prazo em uma estância turística. “Primeiro estamos pleiteando o MIT. Para depois buscarmos o título de Estância Turística que é o nosso objetivo. Desta forma teremos mais recursos para alavancar o potencial turístico de nossa cidade”, confirmou.

A Presidente do COMTUR, Christiane Bombonatti  salientou que Conselho Municipal de Turismo está bastante ativo, e regularizado. “Este é um passo importante para conquista de um de nossos objetivos que é a conquista do MIT. Porém, o COMTUR quer fomentar cada vez mais o turismo em Ourinhos, gerando mais empregos e melhorias para a cidade”, concluiu.

A Diretora de Turismo, Lavínia Xavier afirmou que o ramo do turismo é uma das áreas mais importantes de fonte de renda para o país. “Estamos lutando constantemente pelo turismo no município de Ourinhos. Agradeço a equipe do COMTUR pelo esforço para confecção deste inventário turístico para assim pleitearmos o MIT”, agradeceu.

O Presidente da ACE, Diógenes Correa Leite, destacou que o turismo para o comércio de Ourinhos é muito importante. “Os representantes do comércio agradecem a prefeita Belkis, ao deputado e aos membros do COMTUR. O turismo gera aquecimento do comércio local, novos empregos e renda para o nosso município”, ressaltou.