Internet gratuita para a população: Belkis lança Ourinhos Digital durante reunião dos Empresários

Foi realizada nesta terça-feira, 15, a última Reunião dos Empresários de 2015, promovida pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O Encontro na sede da AERO (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos).

Fizeram parte da mesa de autoridades como a Prefeita Belkis Fernandes, o  Chefe de Gabinete, José Luiz Teixeira Quenca, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Claudinei Messias, o Presidente da AIOR, Edenilson Natale, o presidente da AERO, Antonio Caetano Filho, o presidente do SENAI, João Domingos Chiari Sanchez, o presidente da Associação Santa Casa de Misericórdia, Celso Zanuto, a presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Christiane Bombonati. 

Na oportunidade a Prefeita Belkis informou que Ourinhos alcançou índices positivos. “Ourinhos recebeu nota 8,30 no levantamento do Ministério Público Federal e ocupa a 8ª colocação no ranking da transparência entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. Além disto, no índice FIRJAN que mensura o desenvolvimento da educação, saúde e renda do município, estamos na posição 217 em mais de 5 mil municípios do país”, informou.

Ourinhos Digital

Além de informar sobre os índices, a prefeita também falou sobre o projeto Ourinhos Digital. “Esta é mais uma conquista para a população. Disponibilizaremos alguns pontos de acesso à internet. Este projeto proporcionará maior inclusão digital dos ourinhenses”, concluiu.

“Estamos lançando hoje oficialmente o Ourinhos Digital. Iniciaremos com o acesso à internet na Praça Mello Peixoto e no Calçadão no final de janeiro. Posteriormente será implantado nas praças da Vila Kennedy e COHAB que recebem as Feiras da Lua. Depois o projeto será ampliado em etapas”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico.

Os usuários precisarão fazer um cadastro prévio necessário para utilizar a internet. Serão bloqueados sites com conteúdos inapropriados para menores de 18 anos.

“Esse projeto será possível por conta da parceria público privado. Por isto, agradeço a Prefeita Belkis que tem sido empreendedora na administração pública e a todos os parceiros do setor privado que possibilitaram a realização do Ourinhos Digital, que democratizará o acesso a internet”, concluiu Messias.

União

Os representantes da AIOR, SEBRAE e ACE ressaltaram a  união entre as entidades e a parceria com o Governo Municipal. O  presidente da AERO colocou à disposição o espaço da associação para todos os eventos que sejam importante para Ourinhos.

De acordo com os representantes esta união tem sido a chave para enfrentar as dificuldades econômicas da atual conjuntura do país e possibilitado o desenvolvimento de Ourinhos.

“Coloco novamente a AIOR à disposição de todos os empresários aqui presentes. Estamos sempre de forma voluntária a disposição de realizar um trabalho em benefício de nossa cidade”, concluiu o presidente da AIOR, Edenilson.

“Temos que parabenizar aos empresários que mesmo nesta crise estão investindo em Ourinhos. Mesmo neste momento difícil estamos conseguindo vencer as dificuldades, por conta desta união público privada”, finalizou o presidente da ACE, Diógenes.

O gerente regional do SEBRAE falou sobre as perspectivas para 2016 e agradeceu aos parceiros pelo apoio em 2015. “Agradeço aos meus parceiros de 2015, contamos com vocês em 2016. Ressalto que temos um relacionamento muito próximo com a Prefeitura, temos projetos em praticamente todas as secretarias”, concluiu.

No mesmo sentido da união, o vereador Cido do Sindicato destacou que esta integração é necessária também no que diz respeito aos 3 poderes da esfera pública. O vereador também falou sobre a necessidade de uma revisão constitucional para a valorização do município.     “Integração essa é a palavra mágica. Ficou provado que quando as instituições se juntam, dá resultados”, complementou.

Mercado de Trabalho

Representantes da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos apresentaram um projeto de metodologia ativa de aprendizagem. A ideia seria que os alunos pudessem ter contato com a prática, para a partir da realidade discutir na teoria em sala de aula soluções para os problemas de cada empresa. Os empresários que tiverem interesse em abrir suas organizações para este projeto foram convidados a entrar em contato com a Faculdade Estácio de Sá.

Saúde

O presidente da Associação Santa Casa de Misericórdia, Celso Zanuto informou que foram investidos R$ 5 milhões para a aquisição de uma máquina de radioterapia. Porém, por conta de alguns trâmites burocráticos ainda não está disponível ainda para a Santa Casa. “Com esta aquisição estamos tentando fechar o ciclo da oncologia aqui em Ourinhos”, ressaltou.

Além disto, Celso informou que a Santa Casa tem disponibilizado palestras “Pergunta para o seu Médico” na Rede de Combate ao Câncer, sobre a questão da oncologia. São 5 profissionais respondendo perguntas. No próximo sábado, 19, acontecerá a palestra sobre câncer de reto e intestino.

Durante a Reunião o Secretário Municipal de Saúde, falou sobre a rede de saúde de Ourinhos e deu alguns informes sobre o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

“A Prefeitura já agendou a terceira megaoperação contra a dengue, que será iniciada no dia 11 de janeiro. Já temos outra operação programada para iniciar em 29 de fevereiro de 2016”, informou André Mello.

De acordo com o Secretário de Saúde no período de 01 de julho a 26 de novembro de 2015 foram confirmados em nossa cidade 16 casos de Dengue, sendo 14 autóctones e 2 importados.

“Temos casos em locais esparsos. Não está concentrado. O vírus está circulando. Embora, esteja um número menor de casos que no mesmo período do ano anterior estamos em alerta pois o número de focos do mosquito aumentou”, destacou o Secretário.

De acordo com o levantamento feito pela equipe de Vigilância Epidemiológica o número de criadouros com larvas e a população do mosquito Aedes excede toda expectativa. Exemplo da gravidade da situação é uma residência na Vila Margarida onde foram encontrados 18 focos.

O Secretário ressaltou também que melhor forma de combate é eliminando os possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti. “É de suma importância que cada munícipe dedique pelo menos 10 minutos por dia para verificar as suas residências, no trabalho e escolas, recipientes que possam conter água parada, servindo de potenciais criadouros”, lembrou André Mello.

Turismo e eventos

A Presidente do COMTUR ressaltou que Ourinhos está pleitando o MIT (Munícipio de Interesse Turístico). “Estamos com um COMTUR bastante ativo, estamos regularizados. Ourinhos tem um grande potencial turístico por conta da agenda cheia de eventos culturais e de negócios. Por isto estamos empenhados na conquista do MIT”, confirmou.

Durante a reunião também foi informada a agenda de alguns eventos que acontecerão em 2016. Nos salões Lazer e da AIOR no Parque Olavo Ferreira de Sá serão vários eventos no início do ano.

De 3 a 6 de março, será realizada a segunda MOVELAR, feira da indústria de móveis de Ourinhos. A primeira edição da MOVELAR foi um sucesso de público e gerou cerca de R$ 5 milhões em negócios. A feira contou com 33 expositores do ramo moveleiro do município e região.

Já nos dias 1 a 3 de abril será realizada a Primeira Feira da Beleza de Ourinhos, a Expobeleza. A feira será voltada para o mercado da beleza regional e também será destinado às Noivas.

Dias depois, entre 7 a 10 de abril de 2016 será realizada a 5ª Feira Artesanal de Ourinhos. Na última edição, realizada em 2015 passaram pela feira mais de 5 mil pessoas por dia, sendo que pelo menos 2 mil participaram dos cursos oferecidos durante o evento.