Começa nesta quinta, 03, a programação oficial do ''Natal Dourado'' de Ourinhos

Atrações vão da Casa do Papai Noel à Cantata de Natal, que leva mais de 4 mil pessoas para a frente do Centro Cultural

Começa oficialmente esta semana a programação do “Natal Dourado”, um conjunto de eventos organizados pela Secretaria Municipal de Cultura que acontece em diversos locais da cidade. A maior atração, sem dúvida, será a Cantata de Natal, iniciada em 2013 e que atrai cerca de 4 mil pessoas por noite.

Uma das marcas registradas do Natal em Ourinhos, a praça Mello Peixoto já recebeu iluminação especial. Esta semana estão sendo aplicados os últimos retoques. E é na praça que foi instalado o Presépio, defronte à rua 9 de Julho. A Secretaria de Cultura ainda instalará um Jardim de Natal, que promete ser um dos principais atrativos, sobretudo para o público infantil.

Também na praça central haverá uma programação de shows e atrações. Dia 10, quinta-feira, primeiro dia de comércio aberto à noite, Chegada Oficial do Papai Noel a Ourinhos. O bom velhinho chega por volta das 20h e permanece ali até às 22h30, aproximadamente, com direito a receber as chaves da cidade das mãos da prefeita Belkis Gonçalves Fernandes.

A partir do dia seguinte, dia 11, sexta-feira, Papai Noel ocupa seu trono na Casa do Papai Noel, montada na Casa dos Ingleses (Espaço Cultural Luiz Carlos Eloy Jr.), av. Rodrigues Alves, 170. Embora ele só chegue à sua casa no dia 11, o espaço já estará aberto à visitação pública, com entrada franca, a partir do dia 3 de dezembro, quinta-feira.

Nos dias 8, 9 e 10, às 20h30, na Praça das Artes da Casa dos Ingleses, inclusive, acontecem sessões do espetáculo com vozes infantis ao vivo, “Duendes que EnCantam”, ao lado do outro espaço decorado dentro do tema, a Oficina de Brinquedos. São alunos dos grupos corais da Escola Municipal de Música Maestro Américo de Carvalho (EMMAC).

Dias 11, 12 e 13, aniversário de Ourinhos, defronte ao Centro Cultural Tom Jobim, serão realizadas as 3 cantatas de Natal. Este ano, o espetáculo foi denominado “Natal Mágico”. As apresentações se iniciam às 21h, mas antes estão previstas participações artísticas locais, incluindo um mágico.

De volta à praça Mello Peixoto, dias 14 e 15, o palco recebe diversas apresentações musicais da EMMAC. Na segunda, instrumentos de sopro, e na terça, instrumentos de cordas. Na quarta, 16, acontece o Fest’Art, evento cultural promovido pela IPI (Igreja Presbiteriana Independente).

Enquanto isso, na Praça das Artes da Casa dos Ingleses, de 14 a 18, o grupo de alunos do Curso Municipal de Teatro apresenta a peça “A Caminho de Belém”, uma história assinada por nada menos que Maria Clara Machado.

Uma das novidades deste ano será o Cortejo Natalino, programados para os dias 17 (à noite), 19 (à tarde) e 22 (à noite). O cortejo é um tipo de desfile composto por alas caracterizadas sob o tema do Natal e que circulará por ruas comerciais do centro da cidade.

No domingo, 20, a OSIMO (Orquestra Sinfônica Municipal de Ourinhos) realiza concerto especial de Natal no Teatro Municipal Miguel Cury, às 21h, incluindo as Sinfonias Pares de Bethoven. Na segunda, 21, a OSIMO repete o programa, mas desta vez na Praça Mello Peixoto.

Dia 23, a partir das 20h, a programação se encerra com o tradicional sorteio da ACE (Associação Comercial Empresarial de Ourinhos), animado pela dupla Célio e Serginho.

Este ano, além dos eventos produzidos pela Prefeitura, há novidades como a programação da Catedral do Senhor Bom Jesus, denominada “Natal Iluminado”, que começa dia 4.