Administração Belkis é destaque nacional no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal

Ourinhos foi considerado município de Alto Desenvolvimento

Após ter as contas de 2013 aprovadas pelo Tribunal de Contas, liderar a região no Índice de Gestão Pública Fiscal, conforme divulgação da FIRJAN e por vários meses liderar com saldo positivo na geração de empregos, a prefeita Belkis comemora mais um avanço no Desenvolvimento Econômico de Ourinhos, através do “Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM”.

Ourinhos foi considerado como município de Alto Desenvolvimento, com índice 0,8272, ocupando a posição 217 no ranking nacional e 114 no ranking estadual no ano de 2013. Em comparação com o ano anterior, Ourinhos ocupou a posição 621 no ranking nacional e 261 no ranking estadual.

O IFDM é um estudo anual feito a partir de estatísticas públicas oficiais, divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Ele acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros e, para isso, conta com três indicadores: emprego/renda, educação e saúde.

A metodologia do IFDM foi aprimorada em 2014 a fim de situar o Brasil no mundo, comparando dados nacionais com os de países mais avançados. Além disso, o ano de referência passou de 2000 para 2010 a fim de atualizar os parâmetros de comparação. Mas sua leitura continua a mesma: a partir de uma pontuação que vai de zero a um, o nível de desenvolvimento de cada localidade é classificado como baixo, regular, moderado ou alto. Afinal, medir as transformações de um país é fundamental.

A Prefeita Belkis enfatizou que, apesar da crise que passa nosso país, esse resultado é fruto dos investimerntos na educação, saúde e união com os parceiros SEBRAE, FIESP, AIOR – Associação das Indústrias de Ourinhos e Região, FIESP,  ACE – Associação Comercial e Empresarial e SENAI com ações voltadas ao um objetivo comum: o desenvolvimento sustentável de nosso município, respeitando cada segmento e fortalecendo o conjunto, tendo resultados práticos, com transparência na gestão pública municipal e discussão contínua das ações a serem implementadas e geridas, sempre em conjunto, com articulação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Claudinei Messias.