Programa Aprendizagem descobre novos talentos em jovens que buscam o primeiro emprego

Share:

Segundo ex-aluno do Senac Marília, foi uma experiência transformadora. “Fui capaz de vencer os meus medos durante o curso.”

Em 2016, Vitor Kaiser de Souza, então com 17 anos, buscava uma perspectiva com relação ao seu primeiro emprego e não tinha a menor ideia de qual área seguir. Chegou a prestar vestibular para Enfermagem, Direito e Administração: passou em todas, mas nada feito. A indecisão ainda era grande sobre o seu futuro, até ser chamado para trabalhar como operador de loja em um supermercado, que o matriculou no programa Aprendizagem do Senac Marília.

A indecisão de Vitor foi vencida após ter acesso a um mundo de descobertas e oportunidades no seu primeiro emprego. “Eu não sabia aonde me encaixar, deixei meu currículo na empresa e logo me chamaram para trabalhar e estudar no Senac. Desconhecia o quanto abrangente era o curso”, explica Vitor.

Com o conhecimento aprendido, Vitor começou a destacar-se rapidamente e após concluir o programa foi contratado para cuidar do e-commerce do supermercado. “Era muito tímido, não conseguia falar em público e, com o curso, fui capaz de superar esses medos. Foi uma experiência transformadora”, conta.

Até sua vida financeira mudou. “Aprendi como poupar dinheiro de forma planejada e focada em objetivos”, explica Vitor que, com isso, alcançou novos sonhos: conquistou sua habilitação e, em seguida, o seu primeiro carro, tudo pago à vista. Essa estratégia também vai ajudar o ex-aluno do Senac a viajar para fora do país. Vitor irá para Lisboa cumprir mais um de seus sonhos que é o de conhecer um país europeu.

Para Guilherme Miranda Lima Nascimento, coordenador do Programa Aprendizagem do Senac Marília, o programa é algo que motiva os jovens a superar as suas expectativas. “É um processo de transformação e de reflexão sobre um assunto tão importante, que é o primeiro emprego. Isso reforça o compromisso da instituição com a sociedade, principalmente com os jovens, que estão buscando, cada vez mais, oportunidades no mundo do trabalho”.

Aprendizagem abre nova turma para outubro

O Senac Marília está com inscrições abertas para uma nova turma em Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Com início das aulas para o dia 15 de outubro, o curso é gratuito e a inscrição deve ser realizada pela empresa onde o aluno atuará como aprendiz.

Podem participar jovens entre 14 e 24 anos e possui carga horária de 1.560 horas – 480 horas de aulas teóricas no Senac e 1.080 horas de prática na própria empresa.

O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos incompletos, sendo um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação.

Outras informações sobre como participar do programa Aprendizagem estão disponíveis no Portal Senac: www.sp.senac.br/marilia.