Eleições 2018: Bolsonaro cresce 4 pontos e Haddad estaciona, mostra nova pesquisa do Ibope

Share:

Em nova pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 29 e 30 de setembro sob encomenda da TV Globo e do jornal O Estado de São Paulo, o candidato Jair Bolsonaro, do PSL, que tinha 27% no levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência a pedido da CNI, tem agora 31% das intenções de voto, enquanto o petista Fernando Haddad mantém os 21% aferidos na semana passada.

Com o crescimento de Bolsonaro, a diferença entre ele e Haddad passa de 6 pontos percentuais (p.p.) para 10 p.p. Em outro patamar, Ciro Gomes (PDT), oscila de 12% para 11%; o peessedebista Geraldo Alckmin mantém os 8% de menções; Marina Silva (REDE) vai de 6% para 4% e João Amoêdo (NOVO) mantém os 3% aferidos na rodada passada. Os demais candidatos (Alvaro Dias, do PODEMOS, Henrique Meirelles, do MDB, Guilherme Boulos, do PSOL, Vera, do PSTU, Eymael, da DC e Cabo Daciolo, do PATRIOTAS) têm até 2% das intenções de voto, com exceção de João Goulart Filho (PPL) que estava presente no disco que é apresentado aos entrevistados com os nomes dos postulantes ao cargo, mas não foi citado. Eleitores brasileiros com a intenção de votar em branco ou de anular o voto são 12% e os que não sabem ou não respondem, 5% (eram 11% e 7%, respectivamente).

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas

Fonte: Ibope