Prefeitura avalia mais de 1 mil pacientes para cirurgias eletivas na Santa Casa

Share:
Cássia Palhas, secretária de saúde.

O Programa Zerando a Fila de Cirurgias Eletivas lançado em meados deste ano pelo Prefeito Lucas Pocay já encaminhou à Santa Casa mais de mil pacientes que aguardam anos por uma operação médica. Nos últimos quatro meses, a Secretaria da Saúde de Ourinhos avaliou 1.104 procedimentos, restando apenas cerca de 500 pessoas na fila de espera, que deve ser zerada até dezembro. Do total das avaliações, 454 cirurgias foram efetivadas. Outras 232 estão agendadas e devem ser feitas até dezembro deste ano. Há ainda 69 avaliações agendadas, 18 cirurgias aguardando agendamento e 31 aguardando autorização da Secretaria da Saúde. Um dado alarmante se refere às desistências, já que 300 se desinteressaram pelo tratamento.

“Nós temos feito de forma muito transparente as nossas ações. Lançamos o Programa Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas para acabar com a demanda de 1.600 cirurgias de pessoas aguardando há cinco anos na fila. E, como toda cirurgia, precisa seguir todos os passos, pré-consulta, consulta, pré-operatória, cirurgia e pós-operatório, firmamos essa parceria com a Santa Casa que é responsável pela execução da cirurgia”, declara o Prefeito Lucas Pocay.    

Segundo a Secretária Cássia Palhas o objetivo do programa é que todos os procedimentos sejam realizados até o final deste ano. “Esse projeto veio para solucionar um problema que a população enfrenta há muitos anos e os resultados têm sido excelentes. É muito bom fazer parte de uma iniciativa como essa que beneficia a população com algo tão essencial que é a saúde”, explica Cássia.

Os procedimentos estão sendo realizados por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Santa Casa de Ourinhos. O investimento total é de quase R$ 3 milhões provenientes de recursos próprios do município e de emendas parlamentares.