UPA de Ourinhos transferiu em abril 413 casos de urgência e emergência para a Santa Casa

Share:
De acordo com levantamento da Pró Vida, empresa que administra a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em abril, foram realizadas 413 transferências para a Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos. Os procedimentos foram necessários por se tratarem de casos de urgência nas áreas de ortopedia, cirurgia médica, cardiologia, ginecologia, oftalmologia e pediatria.

Do total de transferências realizadas, 91% foram utilizadas ambulâncias do próprio município. Em apenas 9% dos casos foi necessário o uso de ambulâncias do SAMU. Atualmente, a UPA atende cerca de 9 mil pessoas todos os meses. O levantamento aponta que o maior número de atendimento na classificação por bairro foi para moradores do Jardim Itamaraty, Centro e Vila São Luiz.

A estatística de abril mostra que as mulheres (47%) procuraram mais o pronto atendimento do os homens (43%). A UPA atendeu pacientes de 38 municípios, sendo que 30 mil procedimentos foram realizados em Ourinhos, seguido por Canitar (1.230), São Pedro do Turvo (440) e Ipaussu (430). Também foram atendidos pacientes de Sorocaba, Piracicaba, Londrina e até Foz do Iguaçu.

A maioria dos atendimentos, ou 4.505 casos, se referiram a procedimentos simples, sem urgência. Em seguida, aparece a amigdalite/faringite com 446 pacientes atendidos, infecções de vias aéreas (307) e infecções urinárias (279).

De acordo com a Prefeitura, quanto á qualidade do atendimento, uma pesquisa de satisfação mostrou que 90% da população classificou como ótimo o serviço prestado pela unidade.