Security Weekend: Fatec de Ourinhos promove evento de segurança da informação

Alunos durante o CTF em 2017
A Fatec - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - traz nos dias 25 e 26 de maio o II Security Weekend. O evento de segurança da informação acontecerá na faculdade nos dias 25 e 26 de maio com palestras, minicursos, oficinas e campeonato de CTF.

É um evento da área de Segurança da Informação, que tem como público alvo estudantes de todas as áreas ligadas à Informática, profissionais de TI, hackers e qualquer um que tenha curiosidade sobre esse tema.

O evento busca a troca de conhecimento por meio de palestras, minicursos, oficinas e a interação com profissionais experientes na área de Segurança Digital.

A efetivação da inscrição (https://www.fatecourinhos.edu.br/securityweekend/) no evento será feita por meio do pagamento da taxa de inscrição de R$ 20,00 na Secretaria Acadêmica da Fatec Ourinhos, e dará direito à participação em todas as atividades (palestras, minicursos e o CTF).

O campeonato CTF (Capture The Flag, ou capture a bandeira)

Você já ouviu falar em hacking, base64, md5, ASCII, SQL Injection, brute force, engenharia reversa e outros termos do mundo hacker? Venha conhecer e aprender um pouco mais sobre esse mundo.

Um campeonato de CTF é um jogo onde os participantes devem resolver os desafios propostos, em sua maioria ligados à Segurança da Informação ou Programação buscando capturar uma flag, normalmente um código para pontuar naquele desafio.

O CTF obriga seus participantes a pensarem em soluções não triviais na resolução de problemas. Com isso os participantes são estimulados a trabalhar em equipe e desenvolver novas habilidades, utilizar o raciocínio lógico e o famoso “pensar fora da caixa”.

Haverá premiação para os ganhadores em duas categorias. Na categoria Aluno Fatec, as equipes poderão ser compostas por até 3 (três) integrantes desde que todos estejam inscritos no evento. Na categoria Livre a participação será individual e será aberto ao público. Monte sua equipe e venha jogar conosco!
Premiação

Categoria Aluno Fatec: Curso de Formação de Analista de Segurança oferecido pela eSecurity para cada integrante da equipe.

Categoria Livre: Premiação em dinheiro no valor de R$100,00.

Serviço
A Fatec está localizada na Avenida Viltalina Marcusso, 1400 - Jardim das Paineiras. O telefone de contato é o (14) 3512-2024

Programação do II Security Weekend

Grade de horários das palestras e mini cursos
SextaAuditório
19:30 - 20:00Abertura do Evento
20:00 - 21:00Palestra João Góes: Hack the World - PenTest / Offensive Security
21:00 - 22:00Palestra Diego Pedroso: Redes de Experimentação para Internet do Futuro - Testbed FIBRE


Sábado ManhãAuditório
08:30 09:30Palestra Emerson Barea: Uso de Testbeds Leves no Estudo de Segurança do Roteamento BGP e Redes Industriais (ICS/SCADA)
09:30 - 10:30Palestra Fernando Guisso: BlockChain e criptomoedas
10:30 - 11:30Palestra Erick Wendel: Javascript, Azure Cognitive Services e RaspberryPI - Usando Javascript para reconhecer pessoas!
Sábado TardeLaboratórios
13:30 - 17:00CTF
13:30 - 17:00Mini Curso: OpenSUSE como opção de SO para uso doméstico
13:30 - 17:00Mini Curso: Perícia Forense na prática. Recuperação de imagens e dados do disco
13:30 - 17:00Mini Curso: Segurança ofensiva: CTF, hacking e pentest na prática