Projeto de Lei sobre combate ao abandono de idosos residentes em asilos é aprovado

Melhorar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando troca de experiência e cidadania, esses são os objetivos do vereador Caio Lima (PSC) ao apresentar o Projeto de Lei nº 97/17, que dispõe sobre o combate ao abandono e à exclusão social de idosos residentes em asilos e casas de repouso em Ourinhos.

O Projeto foi aprovado por unanimidade durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada na última quarta-feira (02). “Desde o ano passado, estou fazendo um trabalho no Lar Santa Teresa Jornet e acredito que é possível criar meios e mecanismos para trazer melhora da qualidade de vida dos idosos. As irmãs responsáveis pelo Lar cuidam muito bem dos idosos, contudo é importante a implantação de programas que contribuem para o convívio social nos asilos e casas de repouso”, explicou o vereador.

E para estimular o convívio social, o projeto prevê o desenvolvimento de programas de estímulo à visitação dos alunos da rede municipal de ensino, universitários, profissionais liberais, religiosos e voluntários. “Durante as visitas aos idosos poderão ser realizadas atividades ocupacionais como oficinas de leitura, pintura, artesanato, teatro, música, jogos, palestras educativas e muitas outras ações. O principal objetivo é entreter os idosos, promovendo o convívio social com os visitantes”, disse.

Caio ressaltou que escolas já se mostraram interessadas. “A alegria que a criança traz ao ambiente do asilo é inexplicável. São experiências muito ricas que podem ser partilhadas. As instituições educacionais interessadas poderão efetivar cadastro junto ao asilo e casas de repouso. Tenho certeza que haverá uma melhora significativa na qualidade de vida dos idosos”, finalizou.