Prefeito Lucas Pocay assina manifesto para incluir Ourinhos em programa da ONU

O Prefeito Lucas Pocay assinou manifestação de interesse para incluir Ourinhos no Programa Cidades do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). A ação ocorreu no evento ‘Parcerias Para a Implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’, realizado dia 14 de maio na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

O Pacto Global é uma iniciativa criada pelo ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional e demais público estratégico para adotar em suas práticas de negócios, valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O diretor do Programa Cidades do Pacto Global, Michael Nolan, foi o palestrante principal do evento e apresentou exemplos de projetos criados no âmbito do programa em muitas cidades de diferentes países que mostram que o envolvimento do setor privado, dos governos locais e da sociedade civil dá resultados de impacto.

No Brasil, Nola citou o projeto Angra Doce, que envolve 15 municípios dos estados de São Paulo e Paraná, entre eles Ourinhos, na região de abrangência da Usina Hidrelétrica de Chavantes (SP), e que busca criar uma área especial de interesse turístico com foco na conservação ambiental.

Os projetos são definidos localmente a partir de questões críticas identificadas pelas prefeituras. Para o Prefeito Lucas Pocay, o Programa Cidades é a maior iniciativa de responsabilidade social corporativa do planeta. “Os projetos desenvolvidos entre o município e as empresas privadas podem ter impacto a longo prazo. É uma maneira de criar novas formas de diálogos e de relações entre os setores, gerando desenvolvimento”, diz.