Inquietações modernas

Share:
O leitor já percebeu que o mundo mudou. Aquele ambiente em que todos nós fomos criados, buscando a estabilidade, a vida confortável e tranquila, segura e estável, já era.

Hoje, a vida é dinâmica, mutável e dominada pelo conhecimento progressivo que confere um poder diferente. É o poder individual de transformar, mudar, evoluir, comunicar e apresentar um mundo novo, o nosso futuro. Os jovens sabem disso e nós – os construtores de outra geração - precisamos estar atentos para esse detalhe transformador e ajuda-los.

É verdade que os obstáculos aumentaram também. Exemplos de dificuldades modernas são o poderio devastador das drogas, do vicio eletrônico, do desinteresse, da indiferença, alienação e até de ataques fanáticos midiáticos verbais preconceituosos ou mesmo armados. Acontece em todos os lugares do mundo. É imperioso construir uma rede de proteção à criança e ao jovem.

Observa-se, felizmente, entre nós, algum despertar de jovens que despontam com conhecimento diferenciado, de amplo alcance, senão espiritual. Compõem a nossa esperança. Eles prepararão as bases do nosso futuro. Isso é uma felicidade. Destacam-se na multidão e precisamos protegê-los.

Em todas as cidades brasileiras temos exemplos de inúmeras instituições educacionais, protetoras de crianças e jovens. São ímpares, quase sempre dependentes da ajuda anônima e dirigidas por criaturas dedicadas e voluntarias, o que as dignifica mais ainda. Em Botucatu, SP, um desses empreendimentos transformou um bairro inteiro, há mais de vinte e cinco anos. Um exemplo de trabalho voluntário construtivo e protetor onde a educação integral é prioritária.

Refiro-me ao Núcleo Assistencial “Joanna de Ângelis”, instituição particular, com ensino diferenciado gratuito, em tempo integral, que abriga e desenvolve, desde 1989, no bairro Jardim Brasil, exemplar esforço junto à comunidade. São quase 400 alunos e seus pais participam intensamente. Pelos resultados brilhantes, já do conhecimento público local, estadual e nacional, vale a recomendação. É um ponto de esperança na terra dos bons ares e exemplo que pode ser copiado por outras cidades (endereço e referências in página Facebook).

Ajudemos os jovens a mudarem nosso velho mundo!

Francisco Habermann
fhaber@uol.com.br