CR de Ourinhos realiza 3ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Entre os dias 14 e 16/05 foi realizada no Centro de Ressocialização de Ourinhos a 3ª Jornada de Cidadania Empregabilidade. Durante o evento foram confeccionados 44 RGs, 20 carteiras de trabalho, 05 atendimentos jurídicos, 40 cortes de cabelo, feitos 117 exames de acuidade visual, 54 testes de HIV, além de exame de glicemia, aferição de pressão arterial e cálculo do índice de massa corporal em todos os reeducandos.

Através de parcerias com a FUNAP, OAB, ETEC Jacinto Ferreira de Sá, Faculdades Integradas de Ourinhos, Universidade Estácio de Sá, Grupo Amor Exigente, Central de Atendimento ao Egresso e Família, Narcóticos Anônimos, SENAI, IIRGD – Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, Secretaria de Estado da Educação, Receita Federal, Vara de Execuções Criminais de Ourinhos, DEECRIM Bauru, Ministério Público do Estado de São Paulo, 31º Batalhão de Polícia Militar de Ourinhos, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Sert – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Prefeitura Municipal de Ourinhos e suas secretarias, Câmara Municipal de Ourinhos, Ótica Nacional, Eles & Elas Cabeleireiros, Palestrante e Psicóloga Cibele Simões, Contadora de Histórias Adriana e Adriano Vicioli, Psicóloga Aline Reis do Espaço “Vila Ser”, Entidades Religiosas, além de profissionais liberais, foram realizadas diversas palestras e oficinas temáticas focadas em empreendedorismo, profissionalização, preparação de currículos, auto-estima, motivação, comportamento e outros temas que podem contribuir para a valoração humana desses indivíduos.

Durante e cerimônia de abertura, realizada no dia 15/05, estiveram presentes João Piauí de Oliveira, gerente regional da FUNAP, Alexandre Dauage, Presidente da Câmara, Dr. Renato Bernardi, Procurador de Estado, Dra. Raquel Grellet Pereira Bernardi, Juíza da Vara de Execuções Criminais de Ourinhos, Dr. Fernando Mores, Defensor Público, Viviane Barros, da Coordenadoria de Reintegração Social e Sandra Regina Andrade de Oliveira, Supervisora da Diretoria Regional de Ensino.

Estiveram presentes ainda representantes da Escola Estadual Professor José Paschoalick, que é a escola vinculadora que ministra aulas formais aos reeducandos do CR e representantes de outras escolas e setores de educação do município, além de empresários e colaboradores.

A Jornada tem intuito de preparar os reeducandos para o mercado de trabalho quando saírem em liberdade, evitando assim que por falta de oportunidade o indivíduo volte a delinqüir.