Prefeitura firma parceria com Santa Casa para zerar cirurgias eletivas até o fim do ano

Share:
O Prefeito Lucas Pocay anunciou na tarde de quarta-feira (25) mais uma ação do programa “Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas”. Trata-se de uma parceria entre o município e a Santa Casa que se propõe a operar até dezembro - mês do centenário da cidade - cerca de 1.500 pacientes que aguardam por um procedimento há anos. O anúncio foi feito no gabinete da Prefeitura com a presença do diretor da Santa Casa, Celso Zanuto e da Secretária da Saúde, Cássia Palhas. “É mais um avanço do nosso programa para que possamos zerar todas as cirurgias no centenário da cidade”, declara o Prefeito Lucas.

A fila por uma cirurgia eletiva no município vem de outras administrações e se arrasta desde 2012. No ano passado, cumprindo seu compromisso de campanha, o Prefeito Lucas Pocay determinou a realização de 533 cirurgias.

Para Celso Zanuto, diretor da Santa Casa, a parceria com a Prefeitura vai agilizar o processo de convocação e tratamento dos pacientes. “Essa parceria é uma atitude bonita do Prefeito Lucas para amenizar o sofrimento de quem espera por uma cirurgia. Esperamos concluir isso antes do centenário. É um compromisso que a Santa Casa está firmando com a Prefeitura para zerar as cirurgias eletivas que estão paradas há tanto tempo”, afirma Zanuto.

A ação será feita em etapas e por especialidade. As cirurgias ginecológicas serão as primeiras. Ao todo, 340 mulheres aguardam por uma intervenção cirúrgica. Elas serão encaminhadas à Santa Casa, responsável pela realização de consultas e exames pré-operatórios e também pelo agendamento da operação.

A Secretária da Saúde Cássia Palhas, diz que a próxima especialidade a convocar pacientes ainda está em estudo, mas provavelmente serão cirurgias de hérnia. Na fila ainda existem pacientes esperando por operações ginecológicas, neurológicas, ortopédicas, dermatológicas, pediátrica, urológica, vascular, entre outras. "São especialidades que serão zeradas até o final do ano, apesar de não ser responsabilidade do município, e sim do Estado e da União. Ourinhos é responsável só pela atenção básica, mas zerar essa demanda é um compromisso e uma determinação do Prefeito Lucas Pocay”, afirma Cássia.

Para o médico e Vice-Prefeito Doutor Ferreirinha, a parceria com a Santa Casa é mais um avanço da gestão. “A saúde de Ourinhos avança em todas as áreas. Lucas vem cumprindo todos os compromissos de campanha. Fez o Pronto Atendimento do Postão até às 23h e da Cohab até às 24h, criou o Ambulatório do Bebê, o programa Mais Medicamentos, e agora o Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas”, diz.