OURINHOS MAIS UMA VEZ EM DESTAQUE: Prefeito Lucas Pocay participará de painel no 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais


O Prefeito apresentará as inovações e resultados de Ourinhos, especialmente na área de segurança pública no Congresso que acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, no Órion Parque Tecnológico, em Lages – SC.

Além da palestra, Lucas Pocay vai participar de uma roda de conversa junto com outros prefeitos sobre o tema: “Cidades Inteligentes: desenvolvimento Integrado, Participativo e Sustentável”.

O evento realizado pela RCD (Rede de Cidades Digitais) contará com a participação de mais de 100 prefeitos de várias cidades catarinenses e de outros estados para tratar do uso da tecnologia no setor público.

O Prefeito Lucas Pocay foi convidado para participar do congresso devido aos seus recentes destaques em eventos sobre tecnologia, como a apresentação no Fórum de Cidades Digitais no início de março em Assis e o recebimento do título internacional de excelência em gestão tecnológica como ferramenta para o desenvolvimento social, em Lima no Peru, em 2017. 

A homenagem levou em conta principalmente os projetos relacionados à tecnologia que foram implantados em Ourinhos e que estão tornando a cidade uma referência na gestão tecnológica, especialmente na área de segurança, com o recém implantado sistema inteligente de videomonitoramento.

“Nosso sistema de videomonitoramento com mais de 1400 câmeras instaladas em locais estratégicos está repercutindo bastante e sendo muito eficiente na prevenção e proteção dos prédios públicos. Espero que os exemplos de nossa gestão possam servir de inspiração para outros municípios”, declara Lucas Pocay.

SEGURANÇA - A Central de Videomonitoramento 24 horas de Ourinhos começou a funcionar em outubro de 2017. O trabalho de acompanhamento das imagens é feito por uma empresa privada sob supervisão da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Mais de 1.400 câmeras já foram instaladas em escolas, postos de saúde, praças e órgão públicos. As imagens são em tempo real e o sistema permite que os controladores acionem holofotes, alarmes e até mesmo se comuniquem com possíveis invasores, por meio de caixas de som instaladas nos prédios municipais.

Após a instalação do sistema o número de invasões, depredações e furtos caiu bruscamente e não teve mais prejuízos ao erário público, já que diversas tentativas de crimes foram frustradas e os autores encaminhados à Polícia Militar.

DETECTA - No mês de fevereiro outro sistema inteligente de combate ao crime começou a funcionar em Ourinhos. O Detecta, que passa a auxiliar a Polícia na recuperação de veículos furtados ou roubados, com câmera que faz a leitura da placa dos veículos. Em segundos é feita uma busca no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Caso haja uma ocorrência, a Polícia Militar é acionada para interceptar o veículo. A novidade faz parte do pacote de medidas tecnológicas adotado pelo Prefeito Lucas Pocay para promover a segurança da população de Ourinhos.

INTERNET - No mês de março, o Prefeito Lucas Pocay participou, em Brasília, da assinatura do Programa Internet Para Todos. O termo de adesão foi apresentado pelo Presidente Michel Temer e o Ministro da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O Internet Para Todos levará internet banda larga para a população de milhares de municípios brasileiros. Os municípios credenciados pelo programa vão instalar torres transmissoras do sinal. O serviço não terá custos para as Prefeituras. Os usuários vão pagar uma taxa bem menor que as praticadas por empresas privadas.

“Isso vai proporcionar avanços na qualificação da população e fará com que todos tenham a mesma oportunidade”, declara Lucas Pocay.