TG de Ourinhos realizou solenidade de matrícula

Share:

Prefeito Lucas Pocay ministrou aula inaugural simbólica

O Tiro de Guerra de Ourinhos realizou na sexta-feira, dia 16, a Solenidade de Matrícula dos 100 atiradores do ano de instrução de 2018. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, amigos do Tiro de Guerra, centenas de familiares e amigos dos novos atiradores, como também de antigos atiradores. O ano de instrução teve início em 1º de março, devendo se encerrar em 1º de dezembro.

Seguindo a tradição da Formatura de Incorporação, o Chefe da Instrução, Subtenente Ivonildo da Silva Nascimento, acompanhado pelo secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Thiago Côrtes (representando o prefeito e diretor do TG, Lucas Pocay), do atirador mais jovem do ano de instrução, Júlio Cesar Carnaval e sua família, abriram o Portão do TG, por onde os novos atiradores entraram marchando em trajes civis, a comando do Instrutor, 1º Sargento Guilherme de Toledo Piza. Um fato interessante em relação ao atirador Carnaval: estava acompanhado do pai, Vladimir José Carnaval, antigo atirador da turma de 1989 e o Sr. Vraudemiro Roque Carnaval,  seu avô, antigo atirador da turma de 1958, reunindo três gerações de atiradores. Após, os atiradores se dirigiram ao alojamento, trocando a roupa civil pelo uniforme camuflado do Exército Brasileiro, retornando ao pátio para participar da primeira formatura geral do Tiro de Guerra, já como militares.

Pais, irmãos e amigos se juntaram aos novos militares, colocando neles o gorro camuflado, completando o uniforme do Atirador. Emocionados, atiradores e familiares se cumprimentaram, marcando o início de uma nova fase na vida dos jovens. Subtenente Ivonildo, lembrou que a primeira solenidade é sempre marcada por muita emoção para todos. “É a primeira vez que os atiradores se apresentam fardados; e a primeira vez que pais e amigos veem os jovens de farda. É a estreia deles na vida militar, e consideramos muito importante permitir aos familiares e amigos participarem desse importante momento na vida desses jovens”.

Foram incorporados para o ano de instrução, conforme estabelece a Portaria nº 001, de 2 de janeiro de 2002, do Comando do Exército, 100 atiradores. Além das instruções típicas militares, os novos atiradores terão instruções de civismo e cidadania, que os habilitarão a participar de diversas campanhas no município e cidades circunvizinhas, em campanhas como do agasalho e do leite, além de participarem da doação de sangue, sempre com o objetivo de trabalhar pelo município.

Subtenente Ivonildo informa que a primeira ação nesse sentido será a participação na Campanha do Agasalho, que começará em 06 de abril, quando será realizada também a Campanha do Leite, em prol da RECCO.

Entre os presentes à solenidade, o Secretário-Adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Thiago Côrtes, representando o prefeito Lucas Pocay; Alexandre Araújo Dauage, presidente da Câmara Municipal; empresário Winston Khatchik Edirnelian, representando o Deputado Federal Capitão Augusto; Capitão da Reserva do Exército, Altair dos Santos; Capitão da Reserva do Exército, Jorge Olavo das Chagas Lucas; Capitão da Reserva do Exército, João Batista Dantas; Sargento da Reserva do Exército Celso Garcia Montilla; Dra. Dulce Bittencourt Bosan, Presidente do Conselho Municipal do Idoso e do Rotary Clube Oeste Integração; Neyde Lopes Campion, Diretora Social da Recco e representando Emery Farah da Folha de Ourinhos; Jorge Luiz Bonatto, amigo do TG; José Moacir Bueno, amigo do TG.

AULA INAUGURAL – Ainda no dia 16, às 7h00, o prefeito Lucas Pocay, Diretor do Tiro de Guerra, ministrou na sala de instrução do TG, a aula inaugural simbólica, dando boas vindas aos cem novos atiradores. O prefeito falou sobre a importância do Tiro de Guerra na vida dos jovens, incitando-os a aproveitar os ensinamentos aqui adquiridos, que levarão ao longo de suas vidas. Pocay falou sobre sua administração que, com pouco mais de um ano, já vem apresentando resultados positivos em várias áreas, destacando a criação da Secretaria da Segurança Pública, com efeitos imediatos na queda de registros de furtos e apoio ao munícipe. O prefeito ainda comentou sobre a abertura de concurso para guardas patrimoniais, em breve, convidando os atiradores a prestar as provas, aproveitando os ensinamentos adquiridos nas instruções.