Fórum de Cidades Digitais em Assis reúne gestores públicos na próxima semana


Municípios compartilham soluções tecnológicas em andamento nas localidades; Ourinhos é destaque com inovações na segurança pública

Os prefeitos de Ourinhos, Lucas Pocay, de Santa Cruz da Esperança, Dimar de Brito, e de Tarumã, Oscar Gozzi, são alguns dos palestrantes confirmados para o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, que será realizado na próxima quinta-feira (15), em Assis. Eles compartilham as iniciativas digitais em andamento nas localidades e que têm resultado em melhor atendimento à população.

Entre os exemplos está o sistema de monitoramento inteligente de Ourinhos, tecnologia que tem contribuído para a redução de crimes no município de quase 112 mil habitantes. Recentemente, a Prefeitura implantou o Detecta, sistema que utiliza câmeras com tecnologia OCR, instaladas em pontos estratégicos da cidade, para leitura das placas dos veículos e conexão com a base de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. “Ourinhos tem se tornado uma referência numa gestão moderna. Nosso sistema de videomonitoramento com milhares de câmeras instaladas em locais estratégicos e nos prédios públicos já está repercutindo bastante no Estado de São Paulo. Espero que os exemplos de nossa gestão possam servir de inspiração para outros municípios”, comentou o prefeito Lucas Pocay.

O Fórum de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Assis, vai reunir gestores públicos da região para tratar de desenvolvimento e melhorias no atendimento à população através de investimentos em tecnologia. As inscrições para o evento são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. Conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, o encontro facilita a troca de experiência e implantação de projetos voltados para as cidades digitais e inteligentes. A medida passa a ser cada vez mais estratégica no plano de desenvolvimento dos municípios, já que proporciona eficiência de gestão, controle dos recursos aplicados e aprimoram a relação entre poder público e cidadão. “A melhora na comunicação é o principal ganho que considero em uma cidade digital, seja para empresas, pessoas, contribuintes, entre os próprios servidores, já que facilita o trabalho. Os ganhos sociais são inúmeros quando uma cidade passa a utilizar e estimular o uso da internet nas comunidades também”, observa o diretor da RCD.

Também estão confirmados para o Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista os exemplos de Lençóis Paulista, Jacarezinho (PR) e Assis, além de soluções de mercado voltadas para gerenciamento eletrônico de documentos, sistemas de segurança, entre outras. A iniciativa tem o patrocínio da 1DOC e apoio do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap).

Serviço

I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista
Assis - 15 de Março
Local: Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) – Av. Getúlio Vargas, 1200 - Vila Nova Santana
Credenciamento: 8h
Inscrições: gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/
Contato: (41)3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br