Contra os sujismundos, plaquinhas alertam sobre crime ambiental



Uma ideia simples e barata está ajudando no combate ao descarte ilegal de lixo e entulho em terrenos, áreas verdes e margens de córregos em Ourinhos. A colocação de plaquinhas alerta sobre o crime contra o meio ambiente. A reportagem do Jornal do Povo apurou que cerca de 15 áreas verdes na cidade já foram sinalizadas. A ação acontece logo após a retirada de toda a sujeira dos locais. O trabalho é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável, e o resultado já é notado em alguns pontos da cidade.

A área verde próxima a praça do CDHU, por exemplo, recebeu placas por toda a sua extensão na última semana. "Antes a Prefeitura limpava aqui e no dia seguinte já jogavam lixo. Desta vez limparam e colocaram várias destas plaquinhas avisando o povo. Isso já faz uma semana e até agora ninguém sujou", informou um morador do Jardim Flamboyant que reside próximo ao local.

A Prefeitura comunica que quem for flagrado despejando lixo ou entulho em terrenos será multado. A população pode ajudar através de denúncias que podem ser feitas, inclusive, de forma anônima. Fotos e vídeos que ajudem a identificar os infratores também podem ser entregues na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável, localizada Avenida Jacinto Ferreira de Sá s/n - Vila Sândano - Parque Olavo Ferreira de Sá (recinto da FAPI). Os telefones para as denúncias são o 3302-4100 e o 99828-6108.