Facebook mostra cada vez menos postagens na linha do tempo de seguidores de fan pages


Se você tem um pequeno negócio ou divulga seu trabalho através das fan pages ou perfis do facebook agora tem motivos para se decepcionar. O que era interessante há alguns anos: ver suas publicações gratuitas na rede social alcançar milhares de visualizações, hoje já pode ser até considerado tempo perdido caso não haja investimento nos impulsionamentos pagos que o facebook oferece.

A forma com que vemos ou deixamos de ver atualizações das páginas que curtimos em nosso feed foi drasticamente alterada - algo determinado pelo EdgeRank. Isso fez a visualização, alcance e engajamento das postagens nas fanpages despencarem.

Está sendo um desespero pra muita gente que mesmo com milhares de fãs não consegue alcançar um bom público. Pois é, o Facebook decidiu priorizar o conteúdo pago.

O Que é EdgeRank?

É o algoritmo criado pelo Facebook para determinar o que é importante ou não para ser exibido no feed de atualizações do usuário. Sem ele, seu feed exibiria tudo que é atualização das páginas que você curtiu, algo não muito organizado.

O valor cresce através de fatores como afinidade (interações entre o usuário e a página), peso (o grau determinado pelo Facebook em relevância de cada ação) e decréscimo de tempo (quanto mais antigo, menos importante).

Assim, por exemplo, a publicação de um comentário ganha maior peso do que um "curtir". Não se sabe ao certo o peso exato de cada ação, mas quanto mais interesse e afinidade do usuário envolve, maior importância é dada, e as publicações da página tenderão a aparecer - ou não - no seu feed. Nem é preciso dizer que as publicações pagas alcançam um público consideravelmente maior.