Facebook mostra cada vez menos postagens na linha do tempo de seguidores de fan pages

Share:

Se você tem um pequeno negócio ou divulga seu trabalho através das fan pages ou perfis do facebook agora tem motivos para se decepcionar. O que era interessante há alguns anos: ver suas publicações gratuitas na rede social alcançar milhares de visualizações, hoje já pode ser até considerado tempo perdido caso não haja investimento nos impulsionamentos pagos que o facebook oferece.

A forma com que vemos ou deixamos de ver atualizações das páginas que curtimos em nosso feed foi drasticamente alterada - algo determinado pelo EdgeRank. Isso fez a visualização, alcance e engajamento das postagens nas fanpages despencarem.

Está sendo um desespero pra muita gente que mesmo com milhares de fãs não consegue alcançar um bom público. Pois é, o Facebook decidiu priorizar o conteúdo pago.

O Que é EdgeRank?

É o algoritmo criado pelo Facebook para determinar o que é importante ou não para ser exibido no feed de atualizações do usuário. Sem ele, seu feed exibiria tudo que é atualização das páginas que você curtiu, algo não muito organizado.

O valor cresce através de fatores como afinidade (interações entre o usuário e a página), peso (o grau determinado pelo Facebook em relevância de cada ação) e decréscimo de tempo (quanto mais antigo, menos importante).

Assim, por exemplo, a publicação de um comentário ganha maior peso do que um "curtir". Não se sabe ao certo o peso exato de cada ação, mas quanto mais interesse e afinidade do usuário envolve, maior importância é dada, e as publicações da página tenderão a aparecer - ou não - no seu feed. Nem é preciso dizer que as publicações pagas alcançam um público consideravelmente maior.