Capitão Augusto promove parceria entre santas casas para viabilizar oncologia em Assis


Reunião nesta sexta-feira, 2, com representantes da OSS Santa Casa de Assis e Santa Casa de Ourinhos deu primeiros passos

Uma reunião realizada na manhã de sexta-feira, 2, no escritório político do deputado federal Capitão Augusto em Ourinhos selou o início formal de tratativas entre as Santas Casas de Assis e Ourinhos objetivando restabelecer o tratamento quimioterápico em Assis, mas também a implantação do radioterápico que não acontecia antes do descredenciamento pelo SUS do Hospital Regional, e de cirurgias do câncer que eram realizadas em quantidade muito reduzida. “Estamos propondo para a Santa Casa de Assis, que é uma Organização Social de Saúde competente, responsável até pela gestão dos AMEs de Ourinhos e Assis, uma parceria na área de oncologia para que os pacientes desta região tenham acesso, gratuito e mais próximo, a um tratamento completo e eficiente”, declarou Capitão Augusto.

Na ocasião, Capitão Augusto propôs a destinação de emendas parlamentares num montante inicial de R$ 2 milhões para a Santa Casa de Assis investir na construção da casa mata para abrigar o aparelho de radioterapia e aquisição de outros equipamentos oncológicos. O deputado propõe a implantação de um complexo hospitalar especializado em oncologia junto à Santa Casa de Assis como extensão do mesmo serviço que já funciona em Ourinhos, aproveitando muito do know how adquirido tanto na implantação quanto na gestão.

Estiveram em Ourinhos na reunião com o deputado federal Capitão Augusto a diretora de Relações Públicas e Ações Comunitárias da OSS Santa Casa de Assis, Ana Rosa Girardi; o diretor jurídico da entidade, Arnaldo Thomé; e o coordenador assistencial, Edmar Luís de Oliveira. A provedora, Telma Spera de Andrade, está em viagem. Representando a Santa Casa de Ourinhos esteve presente o seu administrador, Fernando Abreu; e representando o Serviço de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos, o médico responsável Norberto Paes.

VISITA – Após a reunião com o deputado, os integrantes da comitiva assisense realizaram uma visita às instalações do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos, conhecido também como Hospital do Câncer. Na visita, foi apresentado o setor onde está instalada a máquina de Radioterapia, importada dos EUA e cuja liberação junto à alfândega portuária também foi acelerada com a intervenção do Capitão Augusto na época. Os visitantes também conheceram os anexos, como a sala onde ficam os físicos nucleares responsáveis pelos cálculos das dosagens de rádio aplicadas aos pacientes com câncer. Outro setor visitado foi o de quimioterapia.