Retirada do calçadão poderá melhorar o trânsito em Ourinhos, entenda

O calçadão toma duas quadras na Rua Paraná

Há algum tempo o trânsito de Ourinhos sofre com a falta de vagas e congestionamentos de automóveis, especialmente na região central da cidade. A grande concentração de veículos também impede que pedestres, idosos, crianças e até mesmo ciclistas se desloquem com tranquilidade entre as ruas. Contrapondo isto, exceto no final de ano, no calçadão da Rua Paraná sempre há espaço sobrando. Conforto para uns e caos para muitos.

Você, caro leitor, acha justo um pequeno grupo de proprietários de imóveis e de comerciantes desfrutar de tamanha comodidade enquanto as demais pessoas se espremem para transitarem e encontrarem vagas de estacionamento em nossas ruas?

Estima-se que retirando o calçadão da Rua Paraná no trecho de duas quadras onde os veículos são proibidos de circular, o ourinhense terá aproximadamente 40 novas vagas de estacionamento, algo bastante significativo numa cidade em que o poder público se desdobra para encontrar soluções no segmento e onde o cidadão tem que dar inúmeras voltas pelo centro procurando um local para deixar seu carro. Outra vantagem seria que os motoristas ganhariam um novo trecho de rua para circularem, economizando tempo e combustível em seus deslocamentos.

Considerando que também é urgente aprimorar nosso modelo de mobilidade urbana de forma a priorizar o eficiente deslocamento de todos os modais, inclusive os carros e motos, acreditamos que o centro de Ourinhos não comporta mais um "elefante branco" do tamanho do calçadão da Rua Paraná, sendo necessário um estudo mais aprofundado sobre a sua retirada e retorno do trânsito de veículos na via, bem como a criação de mais vagas de estacionamento no local.

Editorial

Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »