CCI de Ribeirão do Sul comemora o Dia dos Pais e dos aniversariantes de agosto


Uma bela iniciativa aconteceu nesta semana na cidade de Ribeirão do Sul. Foi realizada pela Prefeitura Municipal uma linda homenagem aos idosos. Além de comemorar o Dia dos Pais, foi um momento para aproximar e proporcionar integração para os homens que frequentam o CCI - Centro de Convivência dos Idosos.

De acordo com o Departamento Social a vida social do idoso não se resume apenas a participação dele nos grupos de terceira idade, mas também à boa relação com sua família, o envolvimento em grupos de sua comunidade, como um grupo religioso, por exemplo. Vale lembrar que a qualidade dos contatos sociais é mais importante do que a quantidade. A capacidade de interação social varia de pessoa para pessoa, por isso não significa que aquele que tenha menos contatos possua uma qualidade de vida pior do que aquele que possui mais contatos.

As relações sociais também promovem o bem-estar mental na velhice. A ausência de convívio social pode causar severos efeitos negativos na capacidade cognitiva geral, além de depressão. As pessoas que estão em contato com as outras podem ser mais inclinadas a ter hábitos saudáveis, a ajuda dada ou recebida contribui para o aumento de um sentido de controle pessoal, tendo uma influência positiva no bem-estar psicológico de cada um.

Entendemos, portanto, que a interação social é um fator de proteção no envelhecimento ativo e saudável, deve fazer parte do nosso curso de vida, assim, quando chegarmos na velhice não nos sentiremos desamparados. Também devemos sempre lembrar a importância de estabelecer novas relações, nos inserirmos em grupos e estarmos ativos em nossa comunidade!


Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »